A escritora Conceição Evaristo celebrou a nomeação de sua prima, Macaé Evaristo, como ministra dos Direitos Humanos. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demitiu SIlvio Almeida, que chefiava a pasta, na última sexta-feira, 6, após ele ser acusado de assédio sexual contra várias mulheres.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
“Eu fico muito feliz em ver Macaé, uma mulher que vai se construindo aos poucos como professora, neste momento de crise, hoje, ser escolhida como uma pessoa cuja representatividade pode apaziguar todo o tormento deste momento”, disse Conceição Evaristo ao jornal O Globo.
“Vi Macaé nascer, sei da história do pai dela, que foi meu tio. Relembro histórias de minha mãe e minha tia contando de meu avô, no interior de Minas. Meu avô deve ter nascido na Lei do Ventre Livre e lembro que minha tia contava que ele vaticinava que na família dele ainda teriam professora e médico. Um homem do interior de Minas que morre no hospício de Barbacena, e junto aos delírios dele, vaticinava coisas tão futuras e possíveis para ele naquele tempo”, complementou a escritora.
'Mesma pessoa'
A nova ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, é prima da escritora Conceição Evaristo. A semelhança entre as duas não fica só no sobrenome, já que fisicamente elas também têm traços parecidos.
Em um vídeo publicado nas redes sociais em dezembro do ano passado, Macaé aparece cantando uma paródia para lembrar aos seus seguidores de que ela e Conceição não são a mesma pessoa.
"Eu já sei né. Eu falo: 'Ah, brigado, mas eu acho que você ama é a minha prima'", brinca Macaé sobre ser confundida com Conceição. Já a escritora afirma: "Eu realmente vi a Macaé nascer. Vi a Macaé na barriga da mãe dela, Maria Antônia. Mas ela é minha prima, e não minha filha".
Conceição Evaristo é uma das mais notáveis escritoras brasileiras da atualidade. Entre seus livros de sucesso estão Olhos d'água (2014) e Becos da Memória (2006). Seu trabalho é referenciado por temáticas sociais que abordam mulheres negras e questões como racismo e discriminação.
Quem é Macaé Evaristo?
Macaé Evaristo é professora desde os 19 anos e foi eleita deputada estadual por Minas Gerais em 2022. Ela é graduada em Serviço Social, mestre e doutoranda em Educação. Durante a transição entre os governos Jair Bolsonaro (PL) e Lula 3, ela fez parte do grupo de trabalho da educação.
Também foi secretária municipal de Educação de Belo Horizonte entre 2005 e 2012 e secretária estadual de Educação de Minas Gerais entre 2015 e 2018. Entre 2013 e 2014, ela liderou a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação.
Entre os programas de maior relevância em sua passagem pelo MEC, está o de cotas no Ensino Superior para estudantes de escolas públicas, pessoas negras e indígenas.