Sasha Meneghel, de 25 anos, comentou na segunda-feira, 10, durante desfile de apresentação de sua marca de roupas, a Mondepars, que se entende como "nepo baby" e não vê problema nisso.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
"Reconheço que tenho privilégios. Tenho privilégio imenso de poder juntar tanta gente aqui, por contatos que, naturalmente, eu recebi na minha vida por ser uma nepo baby. Acho que agora é: 'O que eu vou fazer com essas oportunidades que eu tenho na mão?'", disse ela, em entrevista ao canal FFW Fashion.
Nas redes sociais, o termo ficou entre os mais comentados do X, o antigo Twitter. Mas afinal, de onde vem o termo "nepo baby" e o que ele significa?
O que significa "nepo baby"
O termo é junção de duas palavras "nepotism" e "baby", em tradução livre para o português, algo como "filhos do nepotismo". Apesar do sufixo "baby", a expressão pode ser usada com pessoas de todas as idades.
Trata-se daqueles que possuem poderosas conexões ou rótulo de celebridade sem necessariamente ter trabalho para isso. Geralmente, nepo babies são filhos de empresários e pessoas famosas e, por consequência, acabam se tornando personalidades públicas também. No caso de Sasha, ela é filha da apresentadora Xuxa Menghel e do ator Luciano Szafir.
Mas Sasha não está sozinha, na atualidade podemos encontrar vários exemplos de nepo babies, nem todos assumidos como ela. Aqui vão alguns nomes: Enzo Celulari [filho de Edson Celulari], João Guilherme [filho de Leonardo], Zé Felipe [filho de Leonardo], Lua Tube [filha de Viih Tube], Thammy [filho de Gretchen], Tília [filha de Dennis DJ], Fiuk [filho de Fábio Jr], Cléo Pires [filha de Glória Pires] e outros.
Não há informações sobre o surgimento do termo, uma das possibilidades é que a expressão foi criada pela imprensa internacional e alguns anos depois reproduzida aqui no Brasil. Um dos primeiros registros de que se tem conhecimento foi em 2010, quando a revista norte-americana Vulture abreviou as palavras 'nepotism baby' para o título de uma matéria sobre Olivia Jade envolvendo a icônica gangue Bling Ring.
Em dezembro de 2022, o termo voltou a bombar após a New York Magazine publicar uma capa com alguns dos nepo babies mais famosos dos Estados Unidos da América. Na época, posaram: Zoë Kravitz [filha de Lenny Kravitz], Dakota Johnson [Don Johnson] e Maya Hawke [Ethan Hawke e Uma Thurman].