O senador Eduardo Girão parabenizou um estudante brasileiro que ganhou medalha de ouro na Olimpíada Internacional de Matemática e foi surpreendido por um comentário da mãe do adolescente na postagem feita em uma rede social.
Matheus Alencar de Moraes, de 16 anos, foi o vencedor do evento realizado em Chiba, no Japão, no último dia 13. Ao retornar ao Brasil, o estudante recebeu uma mensagem de parabéns publicada no perfil oficial do senador bolsonarista em seu Instagram.
Na publicação, que já recebeu mais de 5 mil curtidas e 3,7 mil comentários, um dos seguidores de Girão chegou a comentar: “Com certeza a família dele não segue a cartilha da esquerda. Parabéns, jovem! Que muitos outros jovens sigam o seu exemplo.”
O que mais chamou atenção, porém, foi o comentário feito pela mãe do estudante: “A imagem mostra a camisa que ele estava usando, a qual homenageia grandes nomes da MPB. Além disso, informo a todos os seguidores do ilustre senador que esse menino prodígio foi muito bem educado social e politicamente e, portanto, jamais apoiaria um governo militarizado, teocrático e anticiência. Lamento ver uma notícia tão feliz sendo usada de forma equivocada e politizada pelos seguidores”, escreveu Marcela Alencar.
Olimpíada Internacional de Matemática
A Olimpíada Internacional de Matemática (IMO) é a maior e mais tradicional olimpíada do conhecimento. O evento acontece desde 1959 e reúne, anualmente, representantes de mais de 100 países para resolver questões de cálculo e álgebra. Assim como nas olimpíadas esportistas, os times de cada país são desafiados com provas e os atletas mais bem colocados são coroados com medalhas de ouro, prata ou bronze.
Neste ano, o evento ocorreu na cidade de Chiba, no arquipélago japonês, entre os dias 2 e 13 de julho. Na edição, o Brasil teve um desempenho brilhante e conquistou uma medalha de ouro, duas de prata e três de bronze. Dentre as seis medalhas recebidas pela equipe brasileira, três foram conquistadas por estudantes do Colégio Farias Brito, de Fortaleza, onde Matheus estuda.
A conquista dos jovens brasileiros na competição, deu ao Brasil a 16ª posição entre os 112 países representados na disputa, dando ao Brasil o melhor resultado entre países da América do Sul.