Os estudantes que realizaram o Enem 2022 devem ficar atentos para as datas de inscrição do Sisu, Prouni e Fies 2023. O prazo para inscrição em cada programa é diferente, por isso, fique ligado ao cronograma e veja a seguir como funciona o processo seletivo.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), as inscrições para o Sisu vão de 16 a 24 de fevereiro. No Prouni, as vagas estarão abertas para os interessados de 28 de fevereiro a 3 de março. Já os interessados no Fies tem de 8 a 11 de março para se inscreverem.
Mas o que é preciso fazer para participar dos processos seletivos desses programas? O Terra preparou uma lista com tudo que você precisa saber. Confira a seguir.
Sisu 2023
Se você está procurando uma vaga em uma instituição de ensino federal, deve estar se perguntando: que dia abre o Sisu 2023?
O prazo de inscrições para a edição 2023 do Sistema de Seleção Unificada vai de 16 a 24 de fevereiro. O Sistema de Seleção Unificada terá os resultados divulgados no dia 28 de fevereiro, para a chamada regular. Já as matrículas devem ser feitas de 2 a 8 de março.
O prazo para participar da lista de espera vai de 28 de fevereiro a 8 de março. A convocação dos candidatos em lista de espera será realizada a partir de 13 de março.
As vagas estão disponíveis em 128 instituições de ensino em todo o Brasil. No total, são 598 cursos disponíveis em diversas áreas do conhecimento. O número de vagas varia de acordo com o curso escolhido pelo candidato.
Como se inscrever no Sisu 2023?
Basta acessar a página oficial do Sisu, no site do MEC. O candidato deve fazer o login no portal, confirmar os dados e a inscrição pode ser feita. O estudante pode escolher até duas opções de curso. Depois, é possível acompanhar a inscrição durante todo o processo pelo site.
O que é o Sisu?
O Sisu é um sistema que utiliza a nota do Enem do ano anterior para selecionar alunos por ordem de classificação em um sistema eletrônico, permitindo a matrícula em universidades públicas.
Prouni 2023
O período de inscrições do Prouni 2023 vai de 28 de fevereiro até 3 de março. No dia 7 de março, será divulgado o resultado da 1ª chamada, e de 7 a 16 de março, é necessário enviar a comprovação de informações da 1ª chamada.
O resultado da 2ª chamada será divulgado em 21 de março e a comprovação de informações precisa ser feita entre 21 e 30 de março.
De 5 a 6 de abril, será aberto o prazo para participar da lista de espera, cujo resultado será divulgado entre 10 e 19 de abril, mesmo prazo para a comprovação de informações da lista de espera.
O que é o Prouni?
O Programa Universidade Para Todos oferece bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de universidades particulares e em instituições de educação superior privadas. O público-alvo do programa é o estudante sem diploma de nível superior.
Fies 2023
O Fies 2023 abrirá inscrições no dia 7 de março, que vão até o dia 10 do mesmo mês. O resultado será divulgado no dia 14 de março. A complementação de informações da inscrição deve ser enviada entre os dias 15 e 17 de março pelos estudantes.
Já para os alunos que desejarem entrar na lista de espera, o prazo para inscrição é de 21 de março a 18 de maio. A complementação da inscrição postergada foi encerrada no dia 9 de fevereiro.
O que é o Fies?
O Fundo de Financiamento Estudantil é um programa do MEC que tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e ofertados por instituições de educação superior não gratuitas aderentes ao programa.
Desde 2018, o Fies possibilita juros zero aos alunos que precisarem e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato. O pagamento das prestações respeita o limite de renda, e faz com que os encargos a serem pagos diminuam.
Quem pode se inscrever nos programas?
O Sisu, Prouni e Fies 2023 aceitam inscrições de candidatos quem fizeram o Enem 2022. Cada programa, no entanto, tem suas particularidades quanto à admissão dos estudantes.
No caso do Prouni, também é aceito o resultado do Enem 2021. Já o Fies aceita notas desde o Enem 2010 até hoje.
Para saber se você pode tentar ingressar em uma instituição de ensino superior com sua nota do Enem, consulte o site do MEC.