Oferecimento

‘Tem muito o que avançar ainda’, reflete CEO do Fórum Brasil Diverso sobre diversidade no país

Evento, que acontece nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, reúne líderes empresariais e acadêmicos para celebrar a diversidade

24 out 2024 - 20h31
‘Tem muito o que avançar ainda’, reflete CEO do Fórum Brasil Diverso sobre diversidade no país
‘Tem muito o que avançar ainda’, reflete CEO do Fórum Brasil Diverso sobre diversidade no país
Foto: Reprodução/Terra

A 10ª Edição do Fórum Brasil Diverso acontece na próxima semana, nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, no Memorial da América Latina, em São Paulo. O evento, que completa 10 anos de existência, será gratuito e reunirá líderes empresariais e acadêmicos para celebrar a diversidade racial e de gênero no país. 

Em entrevista ao Terra Agora desta quinta-feira, 24, CEO do evento e da Revista Raça, Maurício Pestana, explicou que o objetivo do evento é refletir onde o país está em termos de diversidade e garantir que o avanço seja contínuo. 

Publicidade

“Nestes últimos 10 anos houve grandes avanços, mas também estamos passando por um período onde essas políticas estão sendo questionadas, que é uma onda de fora do país, sobretudo, nos Estados Unidos, [...] que diz que essas atitudes já se bastam, ou seja, que aquela sociedade já chegou a um patamar de igualdade. O problema é que aquela sociedade pode ter chego, mas essa sociedade aqui não. Então, a gente quer discutir um pouquinho os últimos 10 anos do que avançou no Brasil”, comentou Pestana. 

De acordo com ele, o desejo é discutir sobre como esse movimento aconteceu no passado, como ele está acontecendo no presente e o futuro, para onde estamos indo com essas políticas e ações afirmativas voltadas para a diversidade e inclusão no Brasil. 

“O Fórum vai reunir pessoas que estão há mais de 10 anos e que avançaram, e muitas das empresas [que] avançaram muito nas políticas afirmativas. Então, você tem representantes de grandes empresas e empresas que estão caminhando, no caminho dessas políticas”, destacou. 

Publicidade

Terra Agora vai ao ar toda quinta-feira, às 17h, ao vivo na home do TerraYoutube e nas redes sociais do Terra.

Evolução do tema no país

Pestana destaca que, no início do evento, tinha dificuldades de encontrar empresas que respondessem à iniciativa, mas que essa realidade mudou ao longo dos anos. “Eram poucas as empresas que tinham uma política séria, segura e sabiam que iam fazer isso. Eram empresas multinacionais”, comentou. 

“Nesses 10 anos, hoje você tem dezenas de empresas que trabalham com isso. Já virou prática das grandes empresas, de bancos, enfim. Hoje existe uma onda muito grande no Brasil. O que acho, assim, porque começou muito tardiamente. Enquanto a gente começou praticamente neste séculos políticas de ações afirmativas, por exemplo, nos Estados Unidos e em outros países, começou muito antes. Então, avançou bastante, mas eu acho que a gente tem muito o que avançar ainda”, reflete. 

Evento

O tema deste ano é “Passado, Presente e Futuro” e, para participar, o interessado deve adquirir o ingresso único ou para os dois dias pela internet, de forma gratuita. 

Segundo o cronograma, serão dois dias de painéis, apresentações e palestras com convidados de diversas áreas. Entre eles estão, Fabiana Gutierrez do Instituto Carlotas; Adriano Sartori, CEO do CBRE Brasil; Roberta Anchieta, diretora de administração Fiduciária do Itaú; Alexandre Carvalho, editor-chefe das revistas Você RH e Você S/A e entre outros. 

Publicidade
Fonte: Redação Terra
Fique por dentro de vestibulares, Enem e dicas para a sua carreira!
Ativar notificações