Tribunal analisa pedido de reintegração de posse de prédio da reitoria da USP

3 out 2013 - 09h10
(atualizado às 09h23)

A Universidade de São Paulo (USP) entrou com um pedido de reintegração de posse do prédio da reitoria, localizado na Cidade Universitária, zona oeste da capital, e que está ocupado por manifestantes desde a última terça-feira. A entidade aguarda a resposta do Tribunal de Justiça de São Paulo, que recebeu o pedido no fim da tarde da última quarta-feira.

O grupo de estudantes que ocupou a reitoria da USP durante reunião de conselho que discutia a eleição para reitor decidiu pela permanência no prédio por tempo indeterminado e também por fazer uma greve geral. Cerca de 400 estudantes invadiram a reitoria durante a tarde de terça-feira, reivindicando que as eleições para reitor, previstas para o fim do mês, sejam diretas.

Publicidade

Os alunos também reivindicavam paridade entre eleitores na escolha do reitor, que atualmente ocorre por meio de colégios eleitorais - representados majoritariamente por professores titulares. Um dos pontos mais criticados pelos alunos, a lista tríplice não sofreu alterações. Através desse sistema, os nomes dos três candidatos mais votados são enviados ao governador do Estado, que decide quem será o reitor. Dessa forma, João Grandino Rodas - o segundo na lista de 2008 - foi escolhido como o atual reitor.

Fonte: Terra
Fique por dentro de vestibulares, Enem e dicas para a sua carreira!
Ativar notificações