A Universidade Estadual Paulista (Unesp) informou que o número de candidatos pretos, pardos e indígenas de escolas públicas inscritos no vestibular deste ano aumentou 12,2% em relação à seleção do ano passado. O número subiu de 15.011 para 16.839. Neste ano, o total de inscritos no vestibular da Unesp é de 101.014, o maior da história da universidade.
De acordo com Sheila Zambello de Pinho, diretora-presidente da Fundação Vunesp, instituição responsável pelas provas da Unesp, os números de inscritos apontam aumento de candidatos de escalas públicas em quase todas as 174 carreiras do vestibular. “Outra questão positiva é que já no ano passado registramos um crescimento no número de pretos, prdos e indígenas matriculados, subindo de 18 % em 2013 para 20% em 2014.”
Neste ano, a reserva de vagas da Unesp garante no mínimo 25% das vagas em cada curso para alunos que tenham feito todo o ensino médio em escola pública.
As provas da universidade serão aplicadas em duas fases. A primeira será realizada no dia 16 de novembro e a segunda nos dias 14 e 15 de dezembro.