A Comvest, comissão responsável pelo vestibular da Unicamp, anunciou que uma questão da prova da primeira fase do vestibular 2025 será anulada devido a um erro no enunciado. Trata-se da questão 53 (modelo Q e Z).
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Segundo a comissão, um ponto será atribuído a todos os candidatos que fizeram a prova, que foi aplicada neste último domingo, 20.
"A questão 53 (modelo Q e Z) de matemática será anulada devido a um equívoco em seu enunciado. Conforme artigo 27 da Resolução do Vestibular Unicamp 2025, a pontuação (1 ponto) será atribuída a todos os candidatos presentes na prova", informou.
De acordo com professores do Curso Anglo e do Oficina do Estudante, que tentaram resolver a questão, não havia uma alternativa correta. Veja a seguir a questão e a explicação dos professores:
Questão 53:
Resolução do Curso Anglo:
Resolução do Oficina do Estudante:
Prova da Unicamp
A Unicamp aplicou, neste domingo, 20, a primeira fase do Vestibular 2025. Pela primeira vez, a prova aconteceu no período da manhã, com início marcado para as 9h. A decisão foi tomada devido aos eventos climáticos.
A prova sempre foi realizada no período da tarde, mas, em agosto deste ano, a Comvest anunciou a mudança com o objetivo de evitar o calor intenso e as fortes chuvas, que são comuns nessa época do ano e geram transtornos.
O vestibular foi aplicado em 31 cidades do estado de São Paulo, além de Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Fortaleza (CE) e Salvador (BA). Pela primeira vez, o exame também foi realizado no Recife (PE).