A Universidade Estatal de Kursk, na Rússia, abriu o processo de inscrição por meio da Aliança Russa para a seleção de estrangeiros que desejam cursar medicina no país. Em média, cada aluno desembolsa entre R$ 7 mil e R$ 12 mil por ano em despesas entre curso e moradia. A graduação tem duração média de seis anos.
A Aliança Russa, representante oficial das principais universidades russas no Brasil desde 2005, tem 10 alunos formados pela Universidade Estatal de Kursk. O acesso pode ser feito de duas formas. Pelo programa Ciências sem Fronteiras, os alunos interessados já devem, obrigatoriamente, estar cursando faculdade no Brasil, tendo, pelo menos, 20% da carga horária concluída.
Outro modo de realizar a inscrição é para os candidatos que tenham completado o Ensino Médio. As inscrições vão até 31 de março, e a seleção dos candidatos inclui reunião com os pais e análise do histórico escolar do estudante. Ao todo são 30 vagas destinadas a brasileiros interessados em estudar na Rússia.
Em qualquer um dos dois casos, os alunos selecionados passam, antes, pela Faculdade Preparatória em russo, onde há aulas especificas para o desenvolvimento do idioma. Nesse primeiro processo, a duração é de junho a setembro de 2014. Após esse prazo, os alunos iniciarão o primeiro ano do curso de medicina.
Os interessados devem se inscrever pelo site www.aliancarussa.com.br ou pelo telefone (11) 4551-3836.