Oferecimento

Universidade Zumbi dos Palmares lança ensino técnico para jovens e cursos 60+

Parceria com a Senai vai oferecer 5 mil vagas voltadas para o ensino profissionalizante; idosos vão aprender inicialmente a usar as redes sociais

13 mai 2024 - 19h04
(atualizado às 19h47)
O reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, professor José Vicente, anuncia o lançamento de cursos profissionalizantes
O reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, professor José Vicente, anuncia o lançamento de cursos profissionalizantes
Foto: Taba Benedicto/Estadão / Estadão

A Universidade Zumbi dos Palmares, instituição que há duas décadas se dedica à inclusão étnico-racial no ensino superior, lançou nesta segunda-feira, 13, cursos técnicos gratuitos para jovens negros. Em parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), a entidade vai oferecer cinco mil vagas de cursos profissionalizantes para jovens em diversas áreas.

Os novos cursos marcam o lançamento oficial do Colégio Dandara de Palmares, realizado na sede da universidade, com participação das entidades parceiras e apoiadoras. As inscrições são feitas por meio de um formulário na página da universidade.

Publicidade

"As vagas serão oferecidas ao longo dos próximos cinco anos, mas queríamos estabelecer essa ação inicial para começar a promover a inclusão desses jovens no ensino técnico gratuito, de qualidade e que garanta qualificação e empregabilidade", afirma o reitor José Vicente.

As aulas são presenciais. No campus da universidade, serão oferecidos os cursos de pizzaiolo, desenvolvedor digital, modelagem de moda e climáticos (meio ambiente). Nas unidades do Senai da região central, serão outros dez cursos nas áreas de energia, beleza, gastronomia, entre outras.

A iniciativa também procura contribuir com a equidade de gênero no mercado de trabalho - metade das vagas dos cursos será destinada às mulheres.

O foco da formação é a chamada "geração Z", formada por nascidos entre 1990 e 2010. São nativos digitais, ou seja, nasceram e cresceram em um mundo marcado pelos avanços tecnológicos, pelo uso de dispositivos móveis e acesso facilitado à internet.

Publicidade

"Para nós, essa geração é "Z" de Zumbi, ou seja, tem de estar preparada para liderar, transformar e empreender", afirma Carlos Beltrão, CEO do Ecossistema Black, área que reúne diversas iniciativas da Zumbi.

Ensino superior: quais são os 10 cursos com mais matrículas no Brasil Ensino superior: quais são os 10 cursos com mais matrículas no Brasil

Foco na capacitação da população 60+

Paralelamente ao foco nos jovens, a Zumbi também anunciou a criação da Universidade da Melhor Idade, voltada para a população acima de 60 anos.

O primeiro curso vai envolver o ensino de tecnologia básica para uso de redes sociais e aplicativos. A universidade vai promover ainda palestras educativas e motivacionais sobre saúde das pessoas pretas, lazer, cultura, história. A programação, estrutura dos cursos e formas de inscrição serão divulgadas nas próximas semanas. Os cursos também serão presenciais.

Segundo o reitor, o objetivo é que o idoso possa usufruir do espaço da universidade e adquirir novos conhecimentos que serão facilmente aplicáveis no dia a dia, como a criação de redes de relacionamentos.

Publicidade

* Este conteúdo foi produzido em parceria com a Universidade Zumbi dos Palmares, instituição promove a inclusão étnico-racial no ensino superior brasileiro há duas décadas

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se