O Conselho de Graduação da USP ( Universidade de São Paulo) anunciou, nesta sexta-feira (21), uma possível nova modalidade de ingresso utilizando o Enem. O sistema Enem-USP, se aprovado, utilizará a nota dos candidatos no exame para fazer convocações diretas para a universidade.
A decisão foi tomada de maneira unânime em uma reunião na última quinta-feira (20). O objetivo é que é a nova modalidade seja implementada já no vestibular deste ano, mas para isso precisa da aprovação do órgão máximo da universidade, o Conselho Universitário.
+ Fuvest 2023: tudo o que você precisa saber para a prova
Atualmente, as formas de ingresso na USP consistem no vestibular tradicional, a Fuvest, e no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que utiliza as notas do Enem. As vagas via Sisu são reservadas em sua grande maioria para candidatos PPI (pretos, pardos ou indígenas) e/ou que cursaram escola pública. O calendário do programa, entretanto, não coincide com o da universidade, o que leva os aprovados a começarem o semestre mais tarde.
Em resposta ao GUIA DO ESTUDANTE, a assessoria da USP confirmou que o objetivo é que a nova modalidade de ingresso substitua a entrada na universidade via Sisu.
O pró-reitor de Graduação da universidade, Aluísio Segurado, ressalta ainda que a nova modalidade também poderá agilizar o processo das bancas de verificação de candidatos autodeclarados pretos ou pardos.
"A Fuvest, ao administrar as chamadas das duas formas de ingresso, consegue fazer com que o processo seja simultâneo, o que facilitará a integração e favorecerá o desempenho acadêmico dos novos estudantes, mas também contribuirá com o trabalho das comissões de heteroidentificação", explicou.
Segundo a Pró-Reitoria, uma forma de compatibilizar os resultados de um candidato que participe dos dois processos ainda será definida. A prioridade, porém, será o resultado obtido na prova da Fuvest.
Um edital com todas as informações, incluindo calendário e detalhes sobre as inscrições, deve ser publicado nos próximos dias.
Nova modalidade deve seguir formato da Unicamp
A Universidade Estadual de Campinas ( Unicamp) já dispõe de uma modalidade semelhante à proposta pela USP. No sistema Enem-Unicamp, cerca de 20% das vagas ofertadas para a graduação anualmente são reservadas para candidatos que desejam ingressar na universidade via nota do Enem.
Para isso, precisam se inscrever em um edital específico - o que não os impede de participar do vestibular tradicional.
Dentre as vagas disponibilizadas na modalidade, 50% são para estudantes autodeclarados pretos ou pardos egressos de escolas públicas e os outros 50% a estudantes de escola pública, sem distinção racial.
Caso o sistema Enem-USP seja aprovado, as 11.147 vagas em cursos de graduação serão divididas da seguinte forma: 8.211 vagas via vestibular da Fuvest e 2.936 vagas via Enem-USP.
Calendário Fuvest 2023
Divulgação dos locais de prova da 1ª fase: 18/11
Aplicação da prova da 1ª fase: 4/12
Divulgação dos locais de prova da 2ª fase: 16/12
Aplicação da prova da 2ª fase: 8 e 9/01
Prova de habilidade específica - Artes Cênicas: 11 a 14/01
Prova de habilidade específica - Artes Visuais: 12/01
Prova de habilidade específica - Música (ECA-São Paulo): 11 a 14/01
Prova de habilidade específica - Música (FFCLRP-Ribeirão Preto): 11 a 14/01
Lista de convocados para a 2ª fase: 16/12
Lista de aprovados: 30/01
Resultado dos treineiros: 6/02
Matrícula da 1ª chamada: 31/01 a 06/02
Lista da 2ª chamada: 10/02
Matrícula da 2ª chamada: 13 e 14/02
Lista da 3ª chamada: 17/02
Matrícula 3ª chamada: 23 e 24/02
Manifestação de interesse na lista de espera: 1 a 3/03