USP, Unesp e Unicamp estão entre as melhores universidades do mundo no Ranking de Xangai 2024

As três instituições paulistas estão nas melhores posições das 18 brasileiras listadas; USP ficou na 146ª colocação

12 set 2024 - 07h26

Três universidades paulistas vinculadas à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo estão no Ranking de Xangai 2024 entre as melhores do mundo. USP (Universidade de São Paulo), Unesp (Universidade Estadual Paulista) e Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) figuram nas melhores posições entre as 18 instituições brasileiras que constam na classificação, junto com a UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).

A USP é a primeira brasileira a aparecer no ranking, na posição 146 entre as mil universidades do mundo que foram listadas
A USP é a primeira brasileira a aparecer no ranking, na posição 146 entre as mil universidades do mundo que foram listadas
Foto: Reprodução/Governo de SP / Perfil Brasil

A USP é a primeira brasileira a aparecer no ranking, na posição 146 entre as mil universidades do mundo que foram listadas. Na sequência, aparecem Unesp (442ª), UFRGS (457ª) e Unicamp (465ª). O Academic Ranking of World Universities 2024 (ARWU), popularmente conhecido como Ranking de Xangai, monta a classificação levando em conta a qualidade da educação baseada no número de egressos (ex-alunos) agraciados com o prêmio Nobel ou medalhas Fields e, ainda, a qualidade da instituição baseada nos docentes que receberam essas mesmas medalhas ou que são altamente referenciados em pesquisas acadêmicas.

Publicidade

Outros quesitos considerados são relacionados ao impacto de pesquisas, medido a partir de publicações nas revistas Nature e Science, e artigos indexados no Science Citation Index Expanded e no Social Science Citation Index, entre outros critérios. As cinco primeiras universidades do ranking são Harvard, Stanford, MIT (Massachusetts Institute of Technology) e California-Berkeley, todas nos Estados Unidos. O Ranking Xangai foi divulgado pela primeira vez em 2003 e, desde então, é atualizado anualmente.

Fonte: Governo de SP

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se