Oferecimento

Vestibular Unicamp: confira os assuntos mais cobrados nos últimos 14 anos

Primeira fase do vestibular 2024 da Unicamp acontece em 29 de outubro; veja temas mais cobrados em cada disciplina de 2009 a 2023

16 out 2023 - 05h00
(atualizado às 14h35)
A 1ª fase do vestibular da Unicamp ocorre em 29 de outubro
A 1ª fase do vestibular da Unicamp ocorre em 29 de outubro
Foto: Divulgação) / Estadão

O vestibular 2024 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) se aproxima. A primeira fase do exame acontece no dia 29 de outubro e os candidatos terão que responder 72 questões de múltipla escolha de várias disciplinas.

A partir desta edição, além de trazer questões de Língua Portuguesa e Literatura, Matemática, Física, Biologia, Química, Geografia, História e Inglês, a prova contará com perguntas específicas de Filosofia e Sociologia.

Publicidade

Nesta reta final de estudos, porém, em meio a tantos conteúdos, pode surgir a dúvida sobre o que estudar para conquistar uma boa pontuação e, consequentemente, a aprovação na universidade dos sonhos. Uma boa estratégia é verificar os temas que aparecem com maior frequência e que podem servir como um guia durante a preparação para a prova.

Um raio-X realizado pelo SAS Plataforma de Educação mostra os assuntos mais cobrados em todas as disciplinas na prova da primeira fase da Unicamp de 2009 a 2023. Confira a seguir:

Assuntos mais cobrados na Unicamp - Português
Foto: SAS Plataforma de Educação
Assuntos mais cobrados na Unicamp - Inglês
Foto: SAS Plataforma de Educação
Assuntos mais cobrados na Unicamp - Matemática
Foto: SAS Plataforma de Educação
Assuntos mais cobrados na Unicamp - História
Foto: SAS Plataforma de Educação
Assuntos mais cobrados na Unicamp - Geografia
Foto: SAS Plataforma de Educação
Assuntos mais cobrados na Unicamp - Biologia
Foto: SAS Plataforma de Educação
Assuntos mais cobrados na Unicamp - Física
Foto: SAS Plataforma de Educação
Assuntos mais cobrados na Unicamp - Química
Foto: SAS Plataforma de Educação

Orientações para os estudos

Segundo Caê Lavor, diretor de Ensino Médio e Avaliações do SAS Plataforma de Educação, faltando pouco tempo para os vestibulares, a principal dica é focar nesses conteúdos que mais caem nas provas.

"Nesta reta final, é importante focar nas ações que vão gerar mais impacto. E, obviamente, isso envolve selecionar os conteúdos de maior incidência nas provas. Porque, muitas vezes, esses conteúdos não aparecem só em uma questão, aparecem em duas, três, até quatro questões", explica.

Publicidade

Sobre o raio-X, Caê explica que os cinco primeiros tópicos de cada disciplina são os mais relevantes e que vão fazer a diferença no vestibular. Por isso, o estudante precisa dar uma atenção maior a esses assuntos.

Outra orientação é intensificar a realização de exercícios e simulados de vestibulares diferentes. "É hora de fazer testes e o estudante ver o que está errando. Na sequência, checar quais desses assuntos com mais dificuldade têm mais chance de cair na prova e focar em estudar isso. Depois, refazer essas questões que errou para ver se está evoluindo no conteúdo", aconselha o diretor.

Realizar as provas anteriores também vai ajudar a entender o estilo das questões da prova.

Outras dicas para o vestibular Unicamp

Além das orientações anteriores, há dicas específicas do diretor para o vestibular 2024 da Unicamp:

  • Por ser uma prova muito contextualizada e atual, é importante estar antenado sobre o que está acontecendo no Brasil e no mundo, principalmente no Estado de São Paulo;
  • Questões sociais, ecológicas e ambientais são muito cobradas no exame. Por isso, fique atento a esses assuntos;
  • Perguntas do vestibular Unicamp geralmente exigem muito mais interpretação de texto do que várias contas matemáticas;
  • Como a Unicamp também terá questões de Filosofia e Sociologia a partir deste ano, uma das dicas é estudar bastante essas disciplinas;
  • Em relação a Ciências da Natureza, é preciso estudar a interpretação de muitos fenômenos naturais, fenômenos da luz e fenômenos da matéria, que são assuntos que sempre caem.
Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se