Além de prefeito e vereadores, Belo Horizonte decidirá se muda bandeira neste domingo; entenda

Saiba como funcionará referendo que ocorre no mesmo dia das eleições municipais para eleitores da capital mineira

6 out 2024 - 07h34
(atualizado às 08h01)
Resumo
Em Belo Horizonte, os eleitores decidirão sobre a mudança da bandeira da cidade por meio de referendo durante as Eleições 2024.
Belo Horizonte poderá votar pela troca da bandeira em referendo popular
Belo Horizonte poderá votar pela troca da bandeira em referendo popular
Foto: Reprodução/TSE

Os eleitores de Belo Horizonte (MG) decidirão mais que o prefeito e os vereadores da cidade neste domingo de eleição, 6. Além dos votos na urna, também manifestarão a opinião sobre a mudança da bandeira da capital mineira por meio de um referendo.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) explica que o referendo é um instrumento previsto na Constituição Federal para a população se manifestar sobre uma lei já aprovada e expressar se quer que ela entre ou não em vigor. 

Publicidade

A Câmara Municipal de Belo Horizonte aprovou a Lei 11.559 em 31 de julho de 2023. O texto, que institui uma nova bandeira para a capital mineira, foi submetido à validaçao popular. A Justiça Eleitoral ficou responsável por viabilizar a realização do referendo.

Passo a passo para a votação no referendo

Neste domingo, 6, acontece também o primeiro turno das Eleições 2024, no qual eleitores do Brasil votam para vereador e prefeito. Em Belo Horizonte, depois de escolherem Exectuivo e Legislativo locais, verão a urna exibir a votação do referendo.

A pergunta que vai aparecer na tela será: “Você aprova a alteração da bandeira de Belo Horizonte?”.

Caso o eleitor seja a favor da mudança, ele deverá digitar 1. Se preferir manter a bandeira atual, deverá digitar 2. Se quiser votar em branco, bastará usar a tecla BRANCO. Para anular o voto, deverá digitar qualquer outro número. Para finalizar a votação, basta teclar CONFIRMA e aguardar o sinal sonoro da urna.

Publicidade

Um sorteio, realizado pela 27ª Zona Eleitoral de Belo Horizonte em 15 de julho, definiu qual opção seria vinculada ao número 1 e qual ficaria identificada com o número 2.

As urnas não exibirão imagens da bandeira atual e da proposta de nova bandeira. Em vez disso, haverá um cartaz afixado em local visível em todas as seções eleitorais da capital mineira para guiar os eleitores.

Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se