Faltando três dias para o segundo turno das eleições, um novo levantamento do Datafolha mostra Ricardo Nunes (MDB) na liderança, com 49% das intenções de voto. De acordo com a pesquisa, divulgada nesta quinta-feira, 24, Guilherme Boulos (PSOL) aparece com 35%.
Acompanhe a cobertura completa das Eleições 2024 no portal Terra e fique por dentro de todas as notícias.
Em comparação com a pesquisa anterior, divulgada no último dia 17, Nunes oscilou de 51% para 49%, dentro do limite da margem de erro. Já Boulos oscilou de 33% para 35%.
Segundo o diretor de pesquisa do Instituto Locomotiva, João Paulo de Resende Cunha, nos últimos dias, houve um aumento de críticas em relação a São Paulo, muitas alavancadas pelo ‘apagão’ causado pelo temporal do último dia 11.
“Tem alguns recortes interessantes que indicam que, entre as pessoas que foram diretamente atingidas pelo apagão, já tem um empate técnico entre o Boulos e o Nunes. Esse acirramento da campanha, somado ao apagão, pode estar contribuindo para essa redução de diferença entre os dois”, explicou Cunha no programa Terra Agora desta quinta-feira.
Na reta final da corrida eleitoral, o especialista disse acreditar que os eleitores de Pablo Marçal (PRTB) vão direcionar os votos para Nunes, e os de Tabata Amaral (PSB) vão para Boulos.
“O problema é que o eleitorado de Marçal foi bem maior que o eleitorado da Tabata, cerca de três vezes maior, e também tem ido com uma proporção maior pro Nunes do que o eleitorado da Tabata tem ido pro Boulos. [...] O peso dos dois extratos são diferentes e vem favorecendo o atual prefeito e, por isso, continua na liderança”, analisou.
Cunha destacou também que há um movimento de Boulos em direção a Marçal, apesar das discordâncias. “Pode ser um fator de aproximação de pelo menos uma parcela desse eleitorado”.
O Terra Agora vai ao ar toda quinta-feira, às 17h, ao vivo na home do Terra, Youtube e nas redes sociais do Terra.