Apenas uma mulher é eleita governadora no primeiro turno

Fátima Bezerra (PT) conquistou a reeleição para o governo do Rio Grande do Norte

3 out 2022 - 01h05
(atualizado às 10h26)
Fátima Bezerra (PT) conquistou a reeleição para o governo do Rio Grande do Norte
Fátima Bezerra (PT) conquistou a reeleição para o governo do Rio Grande do Norte
Foto: Reprodução/Facebook

As mulheres são maioria entre os eleitores aptos a votar, mas continuam sendo minoria no Executivo e no Legislativo. Apenas uma mulher foi eleita governadora no primeiro turno, neste domingo, 2, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).  

Fátima Bezerra (PT) conquistou a reeleição para o governo do Rio Grande do Norte. Em 2018, ela foi a única mulher eleita governadora de todo o pleito. Este ano, outros 13 Estados e o Distrito Federal definiram a eleição em primeiro turno, e todos eles serão comandados a partir de 2023 por homens.

Publicidade

Além de Fátima, o Brasil terá mais uma governadora mulher. Marília Arraes (Solidariedade) e Raquel Lyra (PSDB) disputam o segundo turno em Pernambuco. Com o resultado, o número de governadoras passará de um para dois. Em 2006, o Brasil registrou o recorde de mulheres eleitas governadoras, com a eleição de três candidatas. 

As eleições deste ano contaram com 32 mulheres candidatas para governos estaduais contra 170 homens inscritos. Das 27 unidades federativas, nove não tiveram nenhuma representante mulher: Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo.

Confira a apuração completa do primeiro turno das eleições 2022.

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações