Em seu primeiro discurso após a confirmação de segundo turno para a disputa pela Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) "agradeceu" os votos dos brasileiros e chamou o resultado de "prorrogação", reforçando que nunca venceu uma eleição no primeiro turno. Segundo a apuração do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Lula teve 48,35% dos votos e Bolsonaro, 43,26%, com 99,70% das urnas apuradas.
De acordo com o petista, o segundo turno oferece a oportunidade de "amadurecer as propostas para a sociedade" e um debate "cara a cara" com Jair Bolsonaro, "para saber se ele vai continuar contando mentiras".
"Há quatro anos eu era tido como se fosse um ser humano jogado fora da política. Eu disse que a gente retornaria, que a gente retornaria com mais vontade, mais disposiçao. Nós precisamos recuperar esse País", destacou.
Lula reconheceu que desejava "vencer em primeiro turno", vontade amparada pelos resultados das pesquisas eleitorais, que colocavam o petista à frente e com possibilidade de vencer no primeiro turno. "Há uma coisa na minha vida que me motiva, me estimula e me faz renascer a cada dia que é a crença de que nada acontece por acaso", afirmou o candidato, que considera o segundo turno uma "prorrogação".
"Eu sempre achei que a gente ia ganhar essas eleições e quero dizer para você que nós vamos ganhar essas eleições. Isso para nós é apenas uma prorrogação", afirmou. Lula também agradeceu ao "povo brasileiro", à "imprensa" e "às pessoas que se elegerem, independente se são a favor ou contra nosso partido" e definiu os votos recebidos como um "gesto de generosidade".
O petista relembrou que as eleições que venceu foram determinadas no segundo turno. Lula ainda brincou com a data do dia de votação. "Como eu faço aniversário em 27 de outubro, quem sabe eu não ganho de presente essa grande vitória?".
Geraldo Alckmin (PSB), candidato a vice de Lula, também discursou no evento e falou sobre a importância em "salvar a democracia e fazer o Brasil voltar a crescer". Em uma fala otimista, Alckmin agradeceu aos votos e reforçou que a "segunda tarefa é ganhar a eleição".
O discurso foi realizado no hotel Jaraguá, em São Paulo, onde membros do PT e apoiadores do partido acompanhavam a apuração das urnas. O discurso de abertura foi feito pela presidente do PT, Gleisi Hoffman, que ressaltou: "Se achavam que nós estivessemos tristes ou abatidos, erraram, nós estamos fortes nessa luta".
Confira a apuração completa do primeiro turno das eleições 2022.