Milhares de apoiadores de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniram no fim da tarde deste domingo, 30, na Avenida Paulista, região central de São Paulo, para festejar a apuração das urnas após o fim da votação do segundo turno das eleições.
Durante a apuração dos votos, Bolsonaro apareceu à frente de Lula durante parte do tempo. Lula virou e assumiu a liderança quando a contagem chegou a 67.76% das urnas apuradas, por volta das 18h40.
As comemorações foram marcadas por gritos de "Olê, olê, olê, olá... Lula, Lula" e "Tá na hora do Jair já ir embora", além de barulhos de vuvuzelas. Foi possível ver muitos apoiadores se abraçando e alguns até choraram.
Apoiadores que estavam na festa falaram ao Terra, explicando o apoio a Lula. "Depois que o Bolsonaro entrou, o mundo acabou. A gente é da favela, eu sou mãe, eu tenho dois filhos, ele prometeu crédito, prometeu escola, prometeu construir casas para a gente que mora em barraco, e ele não está cumprindo nada, quer tirar a câmera da farda dos policiais, é trabalho até de matar."
Rio de Janeiro
No Rio de Janeiro (RJ), os eleitores de Lula também foram às ruas para celebrar a vitória do presidente eleito. Na Barra, bares ficaram lotados enquanto a apuração dos votos acontecia. Com a divulgação do resultado oficial do segundo turno das eleições, os frequentadores deram gritos em apoio a Lula.
"Essa vitória, para mim, representa o futuro. Eu sou estudante de universidade pública, cria da UERJ, e aquele lugar é minha vida. Eu vejo o Lula lá, torcendo pelos estudantes, pelo futuro do País, com educação de qualidade. A gente constrói todo dia educação, pesquisa, ciência, saúde, então o fim desse governo é a esperança de um Brasil melhor pra mim, para quem está nascendo, para quem já se aposentou, enfim, é esperança", disse o estudante de Ciências Contábeis, Marcelo Leonardo, de 19 anos.
Outra carioca que comemorou foi a administradora de empresas Sheila Costa. "Nós estamos aqui agora comemorando, muito felizes com essa vitória, que é a vitória do amor sobre o ódio. É pelas vítimas da covid-19. Você aí, que perdeu um ente querido, porque a vacina não chegou a tempo, é por isso que a gente está feliz, o Brasil vai virar essa chave. Nós vamos crescer economicamente, e mais importante, se respeitar, respeitar as diferenças. Pra frente!", festejou.
Outros Estados
Também foram registradas comemorações de apoiadores de Lula em diversos lugares do Brasil. A Aldeia Piaraçú, Terra Indígena Capoto-Jarina (MT) fez uma festa pela eleição do petista.
No Centro de Vitória (ES), o imóvel chamado de "Triplex do Lula" ou "Triplex Vermelho", centro cultural que reúne militantes da esquerda, foi tomado por eleitores e DJs que comemoraram a vitória de Lula.
Festas também reuniram eleitores e apoiadores de Lula em Belo Horizonte (MG), Recife (PE), Salvador (BA), Aracaju (SE), Belém (PA), Teresina (PI), Natal (RN), Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR) e Rio Branco (AC).
Resistência e comemoração na Aldeia Piaraçú, Terra Indígena Capoto-Jarina/MT. Viva a democracia, viva o povo que mostrou sua força nas urnas! Vamos a luta @LulaOficial ❤️❤️❤️ pic.twitter.com/tEHUwgz4wz
— Mayalú Txucarramãe (@MayaTxucarramae) October 30, 2022
Passei na Feira da Torre DF e a festa tá LINDAA, botei pra fora o que tava entalado desde 2018: FORA BOLSONAROOOOOO #LulaPresidente2022 pic.twitter.com/NlkvZDiliQ
— leticia y 🦊 (@letiiciayasmim) October 30, 2022
Em Salvador é só festa! Lula e Jerônimo eleitos!
Viva o povo brasileiro, viva a Bahia! pic.twitter.com/YnA304L1sf
— Mídia NINJA (@MidiaNINJA) October 30, 2022
Em Recife tá em festa! A pátria vai voltar a ser amada e não armada. pic.twitter.com/aQxH6S48US
— Humberto Costa (@senadorhumberto) October 31, 2022
Belo Horizonte agora, no centro da cidade em FESTA! Viva Minas Gerais! #Eleicoes2022 pic.twitter.com/6tnc0Ks6Mr
— Central Reality (@centralreality) October 31, 2022
Belo Horizonte agora, no centro da cidade em FESTA! Viva Minas Gerais! #Eleicoes2022 pic.twitter.com/6tnc0Ks6Mr
— Central Reality (@centralreality) October 31, 2022