Prefeito e candidato à reeleição na cidade de Taboão da Serra, na Grande São Paulo, José Aprígio da Silva (Podemos) segue internado no Hospital Israelita Albert Einstein desde a sexta-feira, 18, quando foi baleado durante uma agenda da campanha. Segundo boletim médico divulgado neste domingo, 20, ele está consciente e respira sem a ajuda de aparelhos.
- Confira no Terra os resultados do primeiro turno das eleições 2024
O documento detalha que Aprígio deu entrada na unidade hospitalar na tarde daquela sexta-feira com um ferimento na região da clavícula esquerda.
"[Aprígio] encontra-se estável, em cuidados de terapia intensiva para monitorização do quadro. O paciente está consciente e respira sem a ajuda de aparelhos", diz ainda o boletim assinado pela equipe médica, composta pelo cardiologista Dr. Fernando Morita, pelo cirurgião cardiovascular Dr. Alex Celullare, pelo neurologista Dr. Leonardo Goulart, e pelo diretor médico do hospital, Dr. Miguel Cendoroglo Neto.
O que aconteceu
Aprígio estava em um carro oficial a caminho de uma coletiva de imprensa no momento da ação dos criminosos, segundo a assessoria de comunicação do prefeito informou à reportagem. Pouco antes, ele realizou uma visita a bairros atingidos pelas fortes chuvas da semana passada.
Aprígio foi atingido no ombro e encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Akira Tada, em Taboão da Serra. Posteriormente, foi transferido para o Hospital Albert Einstein, na capital paulista.
As autoridades policiais foram acionadas e investigam o ataque para encontrar os responsáveis.
Segundo a CNN Brasil, a polícia acredita que está perto de prender os criminosos, possivelmente uma dupla. Na mira da polícia já está um homem de 33 anos apontado como motorista do veículo suspeito de ser usado no ataque. O carro foi encontrado incendiado na cidade de Osasco, também na Grande São Paulo.