Os presidenciáveis Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) trocaram acusações durante o último debate antes do segundo turno das eleições promovido pela TV Globo nesta sexta-feira, 28. O atual presidente afirmou que os ministros que estiveram à frente das pastas durante o governo do oponente “saíram presos”.
Os candidatos falavam a respeito de orçamento voltado para as pastas no próximo pleito. Em dado momento, Lula citou a diminuição do imposto de renda, a negociação das dívidas, afirmou que vai facilitar para que o povo brasileiro consiga pagar o que deve, e alegou que quando esteve à frente do País, o governo foi classificado como bom ou ótimo por mais de 80% da população.
Bolsonaro rebateu e disse que o oponente “faz as coisas com ministros”, incitando que há acordos: "Os meus ministros saíram agora para serem possíveis governadores no segundo turno, seis senadores e alguns deputados federais. Os seus ministros, quando deixaram o seu governo, foram para a cadeia. Lula, como você pode discutir qualquer assunto com a gente? Olha as estatais, que davam prejuízo no seu governo e no nosso lucro. Não tem corrupção, não é igual ao teu. [...] Eu falo palavrão, mas não sou ladrão".
O petista o contrapõe citando o orçamento secreto. “O cidadão transforma tudo em sigilo, hora de 100 anos, hora de 50 anos, hora de 20 anos. A hora que levantar o tapete da sala, vocês vão ver a podridão que tem lá. Vocês vão saber quem eram os pastores que saíram com caminhão com os pneus cheios de barra de ouro. A gente vai saber porque ele tornou sigilo os pastores que entravam na sala dele”, acusou Lula.
Reta final do segundo turno
Assim como no primeiro turno, Lula se manteve numericamente à frente de Bolsonaro em todas as principais pesquisas eleitorais do segundo turno. Segundo o último levantamento do Datafolha, divulgado na quinta-feira, 27, o petista aparecia com 53% dos votos válidos, contra 47% do atual presidente. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.
No primeiro turno, o ex-presidente alcançou 48,4% dos votos. No total, foram 57.259.504 votos para Lula. 6,1 milhões de votos a mais que o total de votos recebidos por Bolsonaro. O presidente recebeu 51.072.345 votos (43,20% dos votos válidos). O segundo turno será realizado no próximo domingo, 30.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realiza, a partir das 17h de domingo, o processo de apuração dos votos das Eleições 2022, nas quais serão eleitos 12 governadores, além do novo presidente da República. Todos vão cumprir mandato entre 2023 e 2026.
O Terra fará a cobertura completa das eleições e contará, em sua página principal, com um placar que trará os resultados atualizados, diretamente do TSE. Em parceria com o Poder360, será transmitida uma live com todos os detalhes da votação e também da apuração. A live está prevista para domingo, às 16h.