Bolsonaro erra ao dizer que população era mais analfabeta em governo petista

Em debate, os dois candidatos falam sobre recuperação da educação após a pandemia

16 out 2022 - 21h38
(atualizado em 17/10/2022 às 01h44)
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) participam do primeiro debate do segundo turno neste domingo
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) participam do primeiro debate do segundo turno neste domingo
Foto: ALOISIO MAURICIO/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

A recuperação da educação no ‘pós-pandemia’ foi pauta de debate entre os candidatos à Presidência da República. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que esse será o tema de sua primeira reunião, caso seja eleito. “Alunos que ficaram mais analfabetos do que já eram porque não tiveram sequer um auxílio de um computador, da internet, para poder estudar”, ressalta o petista.

Bolsonaro embalou sua resposta provocando Lula: “Até que enfim uma verdade, uma sinceridade”. Na sequência, ele erra ao dizer que “os alunos ficaram mais analfabetos do que já eram - já eram no seu governo Lula e Dilma”.

Publicidade

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 13,63% da população brasileira era analfabeta nos anos 2000, como registrado em senso antes do início do primeiro governo Lula. Porém, em 2010, penúltimo ano do segundo mandato de Lula, a taxa caiu para 9,6%.

O primeiro debate para presidente da República no 2º turno das Eleições 2022 aconteceu neste domingo, 16. O encontro foi organizado em parceria com a TV Bandeirantes, TV Cultura, UOL e Folha de São Paulo. Para assistir ao vivo ao encontro, basta clicar no vídeo acima deste texto.

Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se