Quatro pré-candidatos ao Palácio do Planalto estão em Salvador (BA) neste sábado, 2, em campanha para as eleições deste ano. Buscando a reeleição, o presidente Jair Bolsonaro (PL) participa de festejos da Independência do Brasil, comemorada na Bahia neste 2 de julho, e realiza motociata com os apoiadores pela Orla Atlântica de Salvador.
Seu principal adversário no pleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa de um ato com apoiadores na Fonte Nova. Já os nomes da terceira via, Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB), marcaram presença na Caminhada do Largo da Lapinha.
Mesmo em pontos separados, Lula e Ciro chegaram ao cortejo da data comemorativa por volta das 9 horas da manhã. Tebet também marcou presença e encontrou Ciro Gomes, fazendo questão de cumprimentá-lo.
Pelas ruas da Bahia, meu coração explode de alegria, com o carinho e a vibração do provo baiano. Viva o 2 de Julho! Viva o Brasil livre e independente! pic.twitter.com/MDXiq3EXlq
— Ciro Gomes (@cirogomes) July 2, 2022
Bahia é terra de todos. Democracia e civilidade. Adversário não é inimigo. O Brasil precisa de tolerância e respeito. @cirogomes pic.twitter.com/qOZxFACpW3
— Simone Tebet (@simonetebetbr) July 2, 2022
O petista Lula estava acompanhado de seu vice, o ex-governador Geraldo Alckmin (PSB), e nomes fortes do Estado como os senadores Jaques Wagner (PT-BA) e Otto Alencar (PSD-BA), além de Jerônimo Rodrigues (PT), pré-candidato ao governo da Bahia.
Estivemos em uma caminhada em Salvador com milhares de pessoas e não houve um incidente sequer, numa demonstração de que o povo brasileiro não só é democrático como gosta de manifestações democráticas.
📸: @ricardostuckert pic.twitter.com/xotoaFfK4T
— Lula (@LulaOficial) July 2, 2022
Já Bolsonaro fez um discurso no ato organizado para sua campanha ao lado de João Roma (PL), que foi seu ministro da Cidadania e é pré-candidato do governo do Estado. Em sua fala, Bolsonaro classificou como "inadmissível" a adesão de governadores do Nordeste a uma contestação judicial que busca impedir o teto ao ICMS apoiado pelo governo federal.
"Lamento que os 9 governadores do Nordeste tenham entrado na Justiça contra a redução de impostos na gasolina. Isso é inadmissível. Um partido, uma região do nosso país, que os governadores dizem que ajudam os mais pobres, mas quando chega a hora, fazem exatamente o contrário", afirmou Bolsonaro aos apoiadores, que se reuniram em frente ao Farol da Barra, um dos cartões-postais da capital baiana.
É Carnaval?
Trio do Chiclete?
Trio do Asa de Águia?
Trio do Netinho?
É o Pr @jairbolsonaro na Barra - Ondina - Salvador pic.twitter.com/GVg1HPvlxY
— Fabio Wajngarten (@fabiowoficial) July 2, 2022
Ao meio-dia, Bolsonaro encerra a turnê pela Bahia com a entrega de condecorações da Ordem de Rio Branco no comando da base aérea de Salvador. De acordo com a agenda oficial do Planalto, o presidente seguirá para o Rio, onde participará de um evento evangélico promovido por uma emissora de rádio na Praça da Apoteose durante a tarde.
* Com informações do Estadão Conteúdo