Durante o debate presidencial promovido pela Band, Jair Bolsonaro (PL) utilizou a expressão "denegrir" para responder a um questionamento feito por Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O termo racista usado pelo candidato foi alvo de críticas nas redes sociais.
A declaração foi feita quando o presidente acusou o adversário de mentir. "Você (Lula) não tem nada que preste no seu passado, só te resta mentir e denegrir a imagem dos outros", afirmou Bolsonaro.
No sentido literal, a palavra --que tem origem no latim "denigrare"-- significa "ficar ou fazer ficar escuro". Mas, no sentido figurado, como a usada pelo presidente, refere-se a "manchar(-se) a reputação", uma expressão considerada de cunho racista.
No final ainda diz que Lula está tentando “denegrir” a imagem dele. Um PRESIDENTE, que deveria cuidar da população, utilizando uma expressão racista que já é amplamente discutida. #DebateNaBand
— BCharts (@bchartsnet) October 17, 2022
Alguém mais escutou Bolsonaro falar “denegrir”? #LulaNaBand #DebateNaBand
— Jandira Feghali 🇧🇷🚩 (@jandira_feghali) October 17, 2022
“Denegrir” é um termo racista Bolsonaro: pic.twitter.com/6bpWH15A0L
— Giovanna Heliodoro ❤️🌹 Travesti de Vermelho (@transpreta) October 17, 2022
"DENEGRIR"
Bolsonaro é racista!!!! #LulaNaBand #DebateNaBand pic.twitter.com/mTMKgE3HX4
— Distopia Brazil (@DistopiaBrazil) October 17, 2022
Na definição do dicionário Michaelis, denegrir é “ficar ou fazer ficar escuro, ou manchar a reputação”. Por atribuir um caráter negativo a algo que seja negro, pode ser considerado racista e ofensivo. Pode ser substituída por difamar ou caluniar. pic.twitter.com/vdaGNIxt1P
— ZuRock Zu - Serial Killers (Canal no Youtube)🚩🤘 (@ZurockV) October 17, 2022