Boulos dorme na casa de eleitores, e Nunes reúne aliados em clima de 'já ganhou'

Candidatos à Prefeitura de São Paulo estão com agendas cheias na reta final antes do segundo turno

21 out 2024 - 22h57
(atualizado às 23h44)
Boulos e Nunes
Boulos e Nunes
Foto: Estadão Conteúdo/Montagem

Com o desafio de reduzir a grande margem que o separa do prefeito Ricardo Nunes (MDB)Guilherme Boulos (PSOL) intensificou, nesta segunda-feira, 21, sua campanha eleitoral pela Prefeitura de São Paulo. Além de divulgar uma Carta ao Povo de São Paulo, ele também anunciou a "Caravana da Virada". A ideia é, a cada noite, dormir na casa de moradores de áreas importantes da cidade. O candidato à reeleição, por sua vez, reuniu aliados e o 'padrinho' de sua campanha, o governador do Estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos), na "Arrancada da Vitória".

  • Acompanhe a cobertura completa das Eleições 2024 no portal Terra e fique por dentro de todas as notícias.

Atualmente, pesquisas demonstram diferença significativa entre os candidatos. A mais recente pesquisa divulgada pela Quaest mostra o atual prefeito com 45% das intenções de voto, enquanto Boulos acumula 33%.

Publicidade

Carta e caravana de Boulos

Em um movimento estratégico a menos de uma semana do segundo turno das eleições, Boulos divulgou um documento intitulado Carta ao Povo de São Paulo. A iniciativa visa firmar compromissos com a população e se posicionar frente ao cenário de desvantagem nas pesquisas de intenção de voto, onde está bem distante do atual prefeito.

Guilherme Boulos faz posicionamento no centro de São Paulo
Foto: Maria Luiza Valeriano/Terra

Na carta, Boulos reconhece que as forças políticas de esquerda falharam em dialogar com uma parcela significativa do eleitorado, que busca encontrar sua própria forma de empreender. “Se eleito, minha gestão criará políticas direcionadas à periferia que quer empreender”, promete Boulos, enfatizando a necessidade de uma abordagem inclusiva.

A divulgação da Carta ao Povo de São Paulo remete à estratégia vitoriosa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 2002, quando lançou a Carta ao Povo Brasileiro, em um momento de desconfiança do mercado. Deputado federal eleito em 2022, Boulos nunca ocupou um cargo no Executivo e sofreu uma derrota nas eleições de 2020, quando concorreu contra o então prefeito Bruno Covas (PSDB) no segundo turno.

O pronunciamento de Boulos nesta segunda-feira ocorreu em frente à sede da prefeitura, onde Boulos fez um apelo aos apoiadores e anunciou uma nova estratégia de campanha: a “Caravana da Virada”. A proposta envolve percorrer todas as regiões da capital paulista e pernoitar na casa de eleitores. 

Publicidade

À noite, Boulos transmitiu uma live da chegada na casa da Dona Maria Roseli, professora que mora no bairro da Brasilândia, na zona norte da cidade. No local em que planejou dormir esta noite, o candidato brincou ao falar que “não invade a casa dos outros” e explicou o processo de escolha nesta reta final da campanha.

“O que a gente fez? Até para vocês entenderem. A gente foi falar com lideranças que a gente conhece para saber quem toparia nos receber, mas não na casa da liderança ou do militante. Não é esse o caso. A Rose e o Toninho toparam nos receber. Não cheguei e bati na porta com a mochila. Foi combinado com a minha equipe, vim para cá e trouxe a pizza”, detalhou.

O deputado federal sinalizou os bairros do Grajaú, na zona sul, e São Mateus, na zona leste, como os próximos em que vai pernoitar ao longo desta semana.

Nunes reúne Tarcísio e mais aliados em evento

Baleia Rossi (MDB), Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Ricardo Nunes (MDB)
Foto: Divulgação/Campanha de Ricardo Nunes

Líder das pesquisas de intenção de voto para ser reeleito prefeito de São Paulo, Nunes participou de três agendas de campanha nesta segunda-feira: um encontro com lideranças femininas na região central, da sabatina promovida pela Jovem Pan e, à noite, da 'Arrancada da Vitória', evento com aliados e apoiadores que reuniu, segundo a assessoria do emedebista, 8 mil pessoas no Centro de Eventos Pró-Magno, na zona norte da capital.

Publicidade

Na semana passada, Nunes recusou o discurso de 'já ganhou' por uma fala mais politicamente correta, focando na importância de "trabalhar até o último dia da campanha". Já nesta segunda, a apenas seis dias do pleito, o clima de 'já ganhou' ecoava pelo salão.

"Não vou negar que, se você está em primeiro na pesquisa, obviamente, você deixa as pessoas mais animadas, inclusive eu. Mas eu e o Tarcísio temos falado em todos os discursos: não tem eleição ganha, vamos trabalhar até o último momento com simplicidade e humildade", afirmou na entrevista com os jornalistas.

"Por isso fizemos esse evento. É pra poder colocar a militância com bastante energia, vontade e em cada canto dessa cidade", acrescentou.

Nunes também aproveitou o 'palanque' para agradecer ao seu padrinho de campanha, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), a quem chamou de um grande amigo que esteve com ele durante todos os momentos.

"Ele [Tarcísio] foi a grande figura dessas eleições. No momento em que tive uma adversidade, foi o momento em que ele mais se aproximou, mais entrou na campanha", afirmou. Em outro trecho, ele elogiou o 'caráter' e habilidade de liderança do governador.

Publicidade

Além de Tarcísio, Gilberto Kassab (PSD), Baleia Rossi (MDB) e o ex-governador de São Paulo Rodrigo Garcia (PSDB) foram outros nomes presentes no evento.

Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se