André Fernandes e Evandro Leitão vão se enfrentar no 2º turno em Fortaleza

Próximo prefeito da capital cearense vai ser escolhido no dia 27 de outubro, quando os eleitores voltarão às urnas

6 out 2024 - 19h12
(atualizado às 20h19)
André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT)
André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT)
Foto: Reprodução/Redes sociais

Os candidatos à Prefeitura de Fortaleza André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT) vão se enfrentar no segundo turno das eleições de 2024. Os eleitores vão decidir quem será o novo prefeito da capital cearense no próximo dia 27. Segundo a Justiça Eleitoral, com 100% dos votos apurados neste domingo, 6, Fernandes recebeu 562.305 mil votos, ou seja, 40,20% dos votos válidos. Já Leitão recebeu 480.174 mil votos, o que representa 34,33%.

O atual prefeito e candidato à reeleição, José Sarto (PDT), ficou com 11,75% dos votos válidos (164.402 mil votos). Com o resultado, o pdetista fica na terceira posição entre os mais votados.

Publicidade

A corrida eleitoral em Fortaleza se manteve bastante acirrada e incerta até às vésperas da eleição. Segundo a pesquisa Datafolha, divulgada no sábado, 5, André Fernandes tinha 33% dos votos válidos, tecnicamente empatado com Leitão, que registrava 31%. Capitão Wagner (União Brasil) e José Sarto (PDT) também estavam empatados, com 17% e 14%, respectivamente. 

Com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e 95% de nível de confiança, o Datafolha entrevistou 1.134 eleitores de Fortaleza nos dias 4 e 5 de outubro. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número CE-03351/2024.

Durante a campanha eleitoral, André Fernandes foi bastante criticado pelos adversários por tentar  'esconder' o elo com o ex-presidente Jair Bolsonaro. Já o petista, apoiado pelo governador Elmano de Freitas (PT), foi cobrado pela crise na segurança pública vivida pelo Ceará.

Em busca de apoio popular, o ex-youtuber prometeu melhorar a saúde pública em Fortaleza e defender punições mais severas para homicidas. Na área da saúde, Fernandes propôs o programa "Saúde Toda Hora", que prevê parcerias com clínicas populares para reduzir as filas nos hospitais. Ele afirmou que, em vez de investir em novas grandes estruturas, o dinheiro seria direcionado à iniciativa privada para atender gratuitamente a população, com o objetivo de eliminar as filas em até 90 dias.

Publicidade

Em suas propostas, Leitão sugere integrar a Guarda Municipal com a Polícia Militar do Ceará. Uma de suas principais iniciativas é a criação do "Pelotão da Guarda Municipal", que atuará nas 12 regionais da cidade, focando em patrulhamento e ações de inteligência. Além disso, o deputado estadual anunciou o programa "Paradinha" para motoristas de aplicativo, que criará espaços seguros em Fortaleza para que possam carregar celulares, se hidratar e acionar a polícia se necessário.

Quem é André Fernandes?

Nascido em Iguatu (CE), André Fernandes de Moura tem 26 anos. O ex-youtuber se destacou pelos vídeos humorísticos e, posteriormente, por seus conteúdos políticos, posicionando-se a favor do impeachment de Dilma Rousseff e da candidatura de Jair Bolsonaro. 

Entrou para carreira política em 2018, quando foi eleito o deputado estadual mais jovem do Brasil, aos 20 anos, pelo Ceará. Em 2022, foi eleito deputado federal com a maior votação do estado. Com formação em Marketing, André Fernandes construiu sua carreira política com o apoio de eleitores evangélicos, influenciado por seu pai, que é pastor. 

Apesar de sua popularidade, sua trajetória é marcada por polêmicas. Ele enfrentou acusações de abuso de poder religioso, mas foi absolvido pela Justiça Eleitoral. Também lidou com processos por difamação e disseminação de fake news e foi suspenso por 30 dias da Assembleia Legislativa do Ceará por quebra de decoro, após acusar um deputado de envolvimento com o crime organizado sem apresentar provas.

Publicidade

Outras polêmicas envolvendo André Fernandes incluem nepotismo e ataques machistas contra Patrícia Campos Mello, pelos quais foi condenado a indenizar a jornalista em R$ 50 mil. Além disso, a Polícia Federal concluiu que ele incitou a população a realizar ataques contra os Poderes no episódio de 8 de janeiro, por meio de mensagens que estimulavam atos criminosos contra as sedes dos Três Poderes. O documento da PF indica conivência do parlamentar com as ações violentas, embora ele negue envolvimento direto.

Quem é Evandro Leitão?

Nascido em Fortaleza no dia 16 de abril de 1967, é filho de Wellington Rocha Leitão e Silvia Barreto Leitão. Formado em Ciências Econômicas pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e em Direito pela Faculdade Integrada do Ceará (FIC), Evandro também possui pós-graduação em Gestão Pública e Marketing.

Atualmente, o petista exerce seu terceiro mandato consecutivo como deputado estadual e preside a Assembleia Legislativa do Ceará. Iniciou sua carreira política em 2014, quando foi eleito deputado estadual pela primeira vez, com 70.228 votos. Foi reeleito em 2018 e 2022, alcançando 83.468 e 113.808 votos, respectivamente. 

Durante sua trajetória, Evandro foi líder do governo Camilo Santana na Assembleia Legislativa de 2014 a 2018. O político também atuou como Secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social do Ceará entre 2011 e 2013, durante o segundo mandato do ex-governador Cid Ferreira Gomes.

Publicidade

Ele ocupou diversos cargos, como presidente do Conselho Consultivo do Fundo de Financiamento às Micro, Pequenas e Médias Empresas do Estado do Ceará (FCE) e do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho do Estado do Ceará (IDT), além de participar de comissões relacionadas à assistência social e desenvolvimento econômico. Desde março de 2008, Leitão também é presidente do Ceará Sporting Club.

Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se