O debate presidencial realizado neste sábado, 24, está movimentando as redes sociais. Entre os assuntos mais comentados pelos usuários do Twitter, estão a ausência do ex-presidente Luiz Inácio Lula Silva (PT), o apoio a Ciro Gomes (PDT) e comentários sobre a gestão do atual presidente, Jair Bolsonaro (PL).
O evento foi realizado por Terra, SBT, Estadão/Eldorado, Nova Brasil FM, Veja e CNN Brasil.
A candidata Soraya Thronicke (União Brasil) ganhou destaque nas redes ao criticar Lula, comparando a ausência dele no evento com uma entrevista de emprego. "Você contrataria um candidato que faltou na entrevista de emprego? Pois bem, isso é uma entrevista para o cargo de presidente", disse ela, ao telespectador.
Nas redes, o apontamento da candidata foi visto com bons olhos.
Você contrataria quem faltou a entrevista de emprego? Pois é, o Lula faltou ao debate , você vota numa pessoa que não tem nada a dizer ? #DebateNoSBT
— Igor ᶜʳᶠ (@igoormartins18) September 24, 2022
Jair Bolsonaro, por sua vez, iniciou sua participação no debate perguntando a Padre Kelmon (PTB) sobre aborto. A decisão de indagar o religioso foi vista por internautas como tentativa de conluio, ou seja, apenas reforçar suas próprias ideias.
Tô nesse debate pra ver um padre católico atacar a esquerda, e falar em nome dos evangélicos e receber parabéns do cramunhão que ocupa a presidência. #DebateNoSBT
— Marcelo Arantes (@omarceloarantes) September 24, 2022
Em meio aos comentários sobre os candidatos, repercutiu bastante nas redes o apoio a Ciro Gomes (PDT), além de críticas à participação de Padre Kelmon no evento. O influenciador Felipe Neto, que costuma comentar política, não aprovou a decisão do consórcio de imprensa em dar espaço ao religioso.
Esse debate é um show de constrangimento que mais se assemelha com um circo. Que insanidade esse país vive.
— Felipe Neto 🦉 (@felipeneto) September 24, 2022