Comissão debate presença de 'viés ideológico' contra o agro em livros didáticos

26 nov 2024 - 14h25
(atualizado às 14h34)

A Comissão de Educação (CE) do Senado brasileiro recentemente aprovou um requerimento que visa discutir o suposto viés ideológico e político contra o agro presente em livros didáticos utilizados no país.

Os senadores Zequinha Marinho (E) e Astronauta Marcos Pontes (D) são autores do requerimento
Os senadores Zequinha Marinho (E) e Astronauta Marcos Pontes (D) são autores do requerimento
Foto: Roque de Sá/Agência Senado / Perfil Brasil

Esse requerimento, registrado sob o número REQ 106/2024 - CE, foi apresentado, nesta terça-feira (26), pelos senadores Zequinha Marinho (Podemos-PA) e Astronauta Marcos Pontes (PL-SP). O objetivo é abordar preocupações de que o material educacional estaria promovendo desinformação, especialmente no que tange ao agronegócio brasileiro, segundo a Agência Senado.

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Senador se manifesta sobre viés ideológico

"É preciso que a gente comece a tratar das causas e não dos efeitos, porque lá embaixo, no material didático, ao invés de a gente focar e melhorar a qualidade da nossa educação, há um desvirtuamento de tudo isso para cuidar de outros temas que, às vezes, a criança sequer tem noção. Pegar esse material escolar para formar militância política e levar ódio ou aversão a alguns setores econômicos não é o papel de uma escola", afirmou o senador Zequinha.

Ele destacou que o foco do conteúdo deve ser educativo e formativo, sem incitar reações políticas ou aversões a setores específicos da economia. A audiência, ainda sem data marcada, será um espaço para discutir como a educação pode enfrentar esses desafios.

Representantes no debate

Zequinha propôs que representantes de ministérios, associações e organizações relevantes participem do debate. Esses convidados incluem o Ministério da Educação, o Ministério da Agricultura e Pecuária, a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA), a Fundação Instituto de Administração e a ONG De Olho no Material Escolar. A presença dessas entidades sugere um diálogo amplo, levando em consideração diferentes perspectivas.

Os livros didáticos na educação

Os livros didáticos desempenham um papel fundamental na formação dos estudantes, sendo a base de muitos currículos escolares. Eles têm a responsabilidade de apresentar informações de maneira clara, precisa e imparcial. A possibilidade de viés ideológico nos materiais pode comprometer essa função, levando à necessidade de revisão contínua e rigorosa desse conteúdo.

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