Não é nada incomum filhos seguirem as mesmas carreiras de seus pais, ou até mesmo chefiarem empresas que são passadas de geração em geração. Na política, esse ciclo familiar também existe.
Nesta eleição, filhos de políticos famosos, seguindo os os passos dos pais, disputam os mais variados cargos. Tem candidato a deputado estadual, deputado federal, senador, governador e vice-governador. Alguns já estão há algum tempo na carreira política, tendo até mesmo já sido eleitos, enquanto outros debutam nas eleições. Conheça alguns dos candidatos filhos de políticos famosos:
Livia Fidelix
Enquanto Levy Fidelix (PRTB) tenta mais uma vez ser eleito Presidente da República, sua filha, Livia Fidelix (PRTB), que é quase sua homônima, se lança candidata a deputada estadual por São Paulo após ter pleiteado o cargo de vereadora da capital paulista nas eleições de 2012. Nas redes sociais, a administradora de 29 anos tem chamado a atenção pela beleza.
Clarissa Garotinho
O sobrenome entrega Clarissa Garotinho (PR), que é filha do candidato ao governo do Estado do Rio de Janeiro pelo PR, Anthony Garotinho, e da ex-governadora Rosinha Garotinho. A jornalista, que já foi vereadora da cidade do Rio de Janeiro, além de deputada estadual, tenta uma vaga como deputada federal pelo mesmo partido do pai.
Marco Antônio Cabral
Filho do ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral, Marco Antônio Cabral (PMDB) tenta uma vaga na Câmara dos Deputados em sua primeira eleição. Estudante de direito, aos 23 anos ocupa o cargo de vice-presidente do PMDB no Estado do Rio de Janeiro.
Helder Barbalho
Candidato ao governo do Pará pelo PMDB, Helder Barbalho, 35 anos, já foi vereador de Ananindeua (PA), deputado estadual pelo mesmo Estado e eleito duas vezes prefeito de Ananindeua. Seu pai, Jader Barbalho, já foi presidente do Senado e é o atual presidente do PMDB no Pará. Jader já foi preso pela Polícia Federal sob acusação de desvio de dinheiro público e já ficou inelegível pela lei da Ficha Limpa.
Renan Filho
José Renan Vasconcelos Calheiros, ou Renan Filho, é candidato ao governo do Estado de Alagoas pelo PMDB. Filho do atual presidente do Senado, Renan Calheiros, ele já foi prefeito de Murici (AL), posto para o qual foi reeleito. Em 2010, foi eleito o deputado federal mais votado em Alagoas. Seu pai renunciou ao cargo de senador após denúncias de corrupção em 2007.
Expedito Netto
Expedito Gonçalves Ferreira Netto (Solidariedade), filho do ex-senador Expedito Júnior, cassado por compra de votos e atual candidato ao governo de Rondônia, pleiteia, nas eleições de 2014, a vaga de deputado federal por Rondônia.
Rodrigo Jucá
Rodrigo Jucá (PMDB) é candidato a vice-governador de Roraima na chapa com Chico Rodrigues (PSB). Seu pai é o senador e ex-ministro da Previdência Romero Jucá. Rodrigo foi eleito deputado estadual em Roraima nas eleições de 2010.
Mário Negromonte Júnior
Candidato a deputado federal pela Bahia, Mário Negromonte Junior (PP) é filho do ex-ministro das Cidades Mário Negromonte, que ficou à frente da pasta no primeiro ano do governo Dilma Rousseff. Em 2010, havia sido eleito deputado estadual no mesmo Estado.
Arthur Virgílio Bisneto
Mais um caso de pai e filho com nomes iguais, Arthur Virgílio Bisneto (PSDB), candidato à Câmara dos Deputados, é filho do ex-senador e atual prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB). Bisneto já foi vereador e três vezes deputado estadual. Anteriormente, o avô do atual candidato à Câmara, Arthur Virgílio Filho, já havia sido deputado estadual, deputado federal e senador.
Newton Cardoso Junior
Newton Cardoso Junior é candidato a deputado federal por Minas Gerais pelo PMDB. Seu nome não é estranho para os mineiros, já que seu pai, Newton Cardoso, foi governador do Estado. Essa é a primeira vez que Newton Junior disputa um cargo eletivo.
Requião Filho
Novato em disputas eleitorais, Requião Filho (PMDB) tenta uma vaga na Assembleia Legislativa do Paraná. Seu pai é um velho conhecido dos paranaenses, o senador e ex-governador Roberto Requião.
Irajá Abreu
Filho da senadora ruralista Kátia Abreu, Irajá Abreu (PSD) tenta se reeleger ao cargo de deputado federal por Tocantins.
Pedro Cunha Lima
Também disputando pela primeira vez um cargo eletivo, Pedro Cunha Lima (PSDB), candidato a deputado federal pela Paraíba, é filho de Cássio Cunha Lima (PSDB), que concorre ao governo do Estado da Paraíba. Atualmente, Cássio ocupa o cargo de senador após ter seu registro de candidatura cassado em 2010 com base na Lei da Ficha Limpa, ficando impossibilitado de assumir o posto legislativo de imediato.