Datafolha: Lula tem 52% dos votos válidos; Bolsonaro, 48%

Candidatos à Presidência da República aparecem tecnicamente empatados no limite da margem de erro, que é de 2 pontos para mais ou para menos

29 out 2022 - 18h14
(atualizado às 18h31)
Lula e Bolsonaro no debate da Band, dia 16 de outubro
Lula e Bolsonaro no debate da Band, dia 16 de outubro
Foto: Anadolu Agency/Getty Images / BBC News Brasil

Às vésperas do segundo turno das eleições presidenciais, a última pesquisa de intenções de voto do Instituto Datafolha mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 52% dos votos válidos, e o atual chefe do Executivo e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), com 48%. A margem de erro desta pesquisa é de dois pontos para mais ou para menos. Com isso, os dois candidatos estão tecnicamente empatados. 

O cálculo dos votos válidos exclui os brancos, os nulos e os eleitores indecisos, e é a mesma metodologia utilizada pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. No levantamento divulgado na última quinta-feira, 27, Lula aparecia com 53% das intenções, e Bolsonaro, 47%. 

Publicidade

No primeiro turno, Lula recebeu 57,2 milhões de votos (48,4%), e Bolsonaro, 51,07 milhões (43,2%). Os presidenciáveis se enfrentam no 2º turno neste domingo, 30.

Votos totais

Nos votos totais, que incluem brancos, nulos e indecisos, o resultado da pesquisa divulgada neste sábado é este:

Lula (PT): 49% (tinha 49% no levantamento anterior do instituto, de 27 de outuro)

Bolsonaro (PL): 45% (tinha 44% no levantamento anterior do instituto)

Publicidade

Brancos e nulos: 4% (eram 5% no levantamento anterior do instituto)

Não sabem ou não responderam: 2% (eram 2% no levantamento anterior do instituto)

O Datafolha entrevistou 8.308 mil pessoas, em 253 municípios, nos dias 28 e 29 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-08297/2022.

Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se