Popularidade de Pablo Marçal cresce entre apoiadores de Bolsonaro e Tarcísio em São Paulo.
A popularidade do candidato à prefeitura de São Paulo pelo PRTB, Pablo Marçal, está crescendo entre os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e do governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos).
- Terra, Estadão e Faap promoverão debate entre concorrentes à Prefeitura de São Paulo em 14 de agosto, a partir das 10h. Programe-se e acompanhe o evento aqui no Terra.
De acordo com a pesquisa Datafolha de agosto, Marçal aparece com 29% da preferência entre os eleitores que votaram em Bolsonaro nas eleições presidenciais de 2022. Em julho, este número era de 22%. Entre os eleitores de Tarcísio, a popularidade de Marçal é de 25% das intenções de voto, frente aos 19% constatados no mês passado.
O crescimento do empresário, no entanto, surge como uma ameaça a candidatura do atual prefeito de São Paulo Ricardo Nunes (MDB), que está em busca da reeleição. Em julho, a popularidade de Nunes entre os eleitores do ex-presidente Bolsonaro era de 42%, mas, agora, é de 38%.
O número também caiu em relação aos apoiadores do governador Tarcísio de Freitas. No mês passado, Nunes contava com 42% das intenções de votos, caindo para 40% em agosto. A margem de erro da pesquisa é de três pontos para mais ou para menos.
Em relação aos apoiadores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT), Marçal passou de 2% para 5% entre os eleitores. Cabe destacar que tanto Lula quanto Haddad estão apoiando a candidatura de Guilherme Boulos (PSOL) à prefeitura de São Paulo.
De acordo com o Datafolha, 45% dos eleitores de São Paulo afirmam que não votariam de jeito nenhum em um candidato à prefeitura apoiado pelo presidente Lula.
O Datafolha entrevistou presencialmente 1.092 eleitores de São Paulo na terça-feira, 6, e na quarta-feira, 7. A pesquisa foi contratada pela Folha e registrada na Justiça Eleitoral sob o número SP-03279/2024.