Depois de um almoço na casa do ex-presidente da Fiesp, Paulo Skaf, o apresentador José Luiz Datena (PSC) afirmou que deve ser o candidato ao Senado na chapa com o ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos), candidato ao governo de São Paulo, com apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL).
"Única coisa que posso adiantar é que o presidente confirmou a chapa. Para governador e para o Senado, Tarcísio [de Freitas] e eu. Confirmou os dois", disse Datena a jornalistas ao sair do encontro.
Segundo uma fonte ouvida pela Reuters, a proposta é de fato encampada por Bolsonaro e foi fechada durante o almoço desta sexta. A intenção de Skaf, que cedeu a casa para o encontro, era ter a vaga ao Senado ou, ao menos a de vice-governador na chapa com Tarcísio, mas esse acerto ainda não foi fechado.
O fato de Skaf ser do mesmo partido de Tarcísio pouco agrega à aliança do ex-ministro. Além disso, a intenção de Bolsonaro, que patrocina a candidatura de Tarcísio, é outra. "O presidente prefere que o vice de Tarcísio seja uma mulher", disse a fonte.
O nome preferido de Bolsonaro, e com quem Tarcísio vem conversando, é o da deputada federal Rosana Valle. O acordo ainda não teria sido fechado porque Tarcísio ainda tenta negociar o apoio de outros partidos, o que poderia fazer com que tivesse de entregar a vaga de vice.
Eleita pelo PSB, a parlamentar trocou o partido pelo PL, sigla de Bolsonaro, no último dia da janela partidária, dentro de um possível acordo para ser vice de Tarcísio.