Candidato à Prefeitura de São Paulo, José Luiz Datena (PSDB) entrou com uma representação na Justiça Eleitoral para que Pablo Marçal (PRTB) deixe de vender seus produtos na internet. No pedido, a campanha do apresentador alega que existem sites que vendem produtos de apoio ao influencer digital.
Uma dessas páginas seria o site oficial da campanha de Marçal que deixa à disposição matérias de propaganda para download e confecção. Os advogados do PSDB também questionam o uso de dinheiro para o impulsionamento de propagandas destes produtos no Google.
A empresa de tecnologia norte-americana já havia afirmado que não permitiria essa prática de aumento de alcance remunerado de propagandas nas eleições brasileiras neste ano.
Segundo o blog do jornalista Pedro Duran, da CNN, dentre os produtos vendidos nos sites apontados por Datena estão o boné com a inicial do nome do candidato --utilizado por Marçal em debates, campanhas de ruas e entrevistas--, livros, cursos e mentorias do coach.
O jurídico da campanha do PSDB pede na Justiça Eleitoral que Marçal detalhe o destino do dinheiro arrecadado com a venda dos bonés e outros materiais. Os tucanos querem saber se este dinheiro está indo para campanha de Marçal ou para as empresas do influenciador.