Toda eleição apresenta ao Brasil personagens curiosos, seja pelos seus nomes e frases exóticas ou por peripécias feitas durante os poucos segundos que eles têm na televisão para apresentar suas candidaturas. O Terra selecionou dez candidatos a deputado federal e estadual das Eleições 2014 que chamam a atenção pela excentricidade. Confira um breve perfil das figuras:
Vovó Equilibrista
Dona de casa nascida na Bahia, Amélia Rosa do Nascimento, mais conhecida pelos eleitores como Vovó Equilibrista, é candidata a deputada federal pelo PMDB em São Paulo. Nos breves segundos que tem na propaganda eleitoral, a senhora de 71 anos promete equilibrar saúde e educação em um eventual mandato, assim como o copo d'água que ela mantém estático na sua cabeça durante o vídeo.
Feio
Foto: Reprodução/Facebook
José de Ribamar Jesus Seixas, ou simplesmente Feio, disputa um posto como deputado federal pelo PEN do Maranhão. Aos 55 anos, o candidato planeja lutar contra a corrupção na Câmara, tendo como inspiração o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STF) Joaquim Barbosa. "Para fazer bonito, vote Feio", é o slogan da sua campanha.
Dr. Verme
Foto: Facebook/Reprodução
Éderson Gonçalves de Oliveira é veterinário e por este motivo utiliza a alcunha "Dr. Verme" em sua campanha política como deputado federal pelo PRP em São Paulo. Seu projeto leva em conta a criação de medidas preventivas na saúde pública e a distribuição gratuita de medicamentos para o tratamento de certas doenças.
Zuleika Mulher Guerreira
Zuleika de Souza Barreto, uma mulher guerreira, é candidata a deputada federal no Rio de Janeiro pelo PT do B. A cozinheira de 45 anos tenta a sorte nas eleições pela terceira vez, sendo que as duas anteriores foram para o posto de vereadora de Cabo Frio.
Sirnande Belezinha
Foto: Reprodução/Facebook
O servidor público estadual Sirnande Braga, que trocou o sobrenome pelo apelido "Belezinha", tenta estrear em 2014 uma carreira política como deputado estadual no Acre pelo PPS.
Marinaldo, o Homem da Vassoura
Foto: Reprodução/Facebook
Marinaldo Passos Barros, o "homem da vassoura", participa pela terceira vez de uma eleição como deputado estadual do Tocantins, a segunda pelo PT. Na última delas o servidor público estadual foi eleito como suplente.
Emprequete
Concorrendo a um cargo de deputada estadual no Sergipe, a dona de casa Angela Maria Pereira Araújo participa da sua segunda eleição. Usando o nome "Emprequete", ela teve seu apelido grafado equivocadamente para este pleito, já que em 2012 concorreu como "Angela Empreguete".
Alceu Dispor
Professor, Alceu Totti utilizará um nome curioso na disputa por um posto de deputado estadual no Rio de Janeiro pelo PPL: Alceu Dispor. Visando uma participação política com as armas do conhecimento e da determinação, ele promete uma postura íntegra caso eleito.
Nego Jibóia
Foto: Reprodução/Facebook
O empresário Rubenilson da Paz Teixeira concorre pela segunda vez a um cargo político, sendo que a primeira foi em 2008 para vereador de Iranduba, no Amazonas. Desta vez, ele tenta se eleger como deputado estadual amazonense pelo PSB.
Hello!
Utilizando uma palavra em inglês, a candidata Roseli Santos Freire, do Democratas do Sergipe, tenta a eleição como deputada estadual. Hello!, como se apresenta aos eleitores, concorreu ao cargo de vereadora de Aracaju em 2012.
Chico do Rabazedo
Servidor público da prefeitura municipal de São Francisco do Sul, Francisco Carlos da Silva, o Chico do Rabazedo disputa a eleição para deputado estadual em Santa Catarina pelo PHS. Na propaganda eleitoral em rádio e televisão, ele afirma lutar contra a corrupção e termina sua participação com uma rima: “Contra a corrupção, vote em quem não tem medo, vote no Chico do Rabazedo”.
Colaborou: Fabrício Escandiuzzi