Mais de duas horas antes do último debate do segundo turno pela Prefeitura de São Paulo, na noite desta sexta-feira, 25, apoiadores dos candidatos já se posicionavam em frente à sede da TV Globo. O encontro, marcado para às 22h, coloca os dois finalistas, Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL), frente a frente uma última vez antes da decisão que será feita nas urnas no próximo domingo, 27.
- Confira no Terra os resultados do primeiro turno das eleições 2024
O clima na entrada do estúdio da emissora, na Zona Sul da capital paulista, está mais calmo do que no debate do primeiro turno --que foi marcado por tensão e rivalidade. As campanhas de Boulos e Nunes estão posicionadas em áreas diferentes, com grupos de apoiadores em entradas distintas da TV Globo, onde o evento acontece.
Os apoiadores de Boulos chegaram com carro de som, criando um ambiente festivo com bandeiras e músicas. Lu Mendonça, integrante da campanha de Boulos, expressou confiança em uma virada na reta final. “A gente já virou, não tenho sombra de dúvida disso. A gente está na rua todo dia e vendo que essa virada já chegou", disse.
Lu acompanha e apoia o psolista há "muitos anos". "Acredito piamente, de olho fechado, que ele vai cumprir com as promessas”, afirmou. A eleitora também destacou que a campanha de Boulos tem conseguido convencer os paulistanos que antes apoiaram outros candidatos.
Outro apoiador, José Lima, mencionou a adesão de novos apoiadores e o trabalho de engajamento em diferentes regiões da cidade. Ele relatou que veio ao local em uma caravana organizada pela campanha, saindo da região do Iguatemi. "A campanha tá indo muito bem, o povo tá gostando".
Lima também acompanha o candidato há anos, conforme relatou. "Conheço o Boulos há uns 10 anos, desde jovem", comentou o homem, que declarou apoio à Marta Suplicy (PT), o que o influenciou a decidir seu voto em Boulos.
Por outro lado, do lado dos apoiadores de Nunes, o clima era mais reservado. Um pequeno grupo se reuniu com bandeiras, e a música começou com atraso e em volume baixo. Um dos presentes, que preferiu não se identificar, mencionou ao Terra que "só queria ir embora". Conforme os presentes, não poderiam dar entrevista.
Cenário de intenção de voto
A última pesquisa Datafolha de intenções de voto para o segundo turno em São Paulo, divulgada nesta quinta-feira, 24, mostra uma leve redução na vantagem do Ricardo Nunes sobre o Guilherme Boulos. A três dias da eleição, Nunes aparece com 49% das intenções de voto, enquanto Boulos tem 35%. Na pesquisa anterior, realizada no dia 17 de outubro, Nunes registrava 51% das intenções de voto, contra 33% de Boulos.