'Democracia, sim; golpe, não. Pão na mesa, sim; fome, não', diz arcebispo de Aparecida

Missa tradicional do grupo também teve leitura de oração por direitos de minorias

7 set 2022 - 19h31
(atualizado às 20h56)

O arcebispo de Aparecida, dom Orlando Brandes, defendeu a democracia e usou o termo 'golpe, não' em fala nesta quarta-feira, 7, ao conduzir a tradicional missa da romaria do grupo Grito dos Excluídos. O sacerdote falou sobre a importância do voto e pediu aos fieis que não deixem de "exercer o poder do povo".

Nossa Senhora de Aparecida em imagem divulgada pelo Santuário Nacional da padroeira, no Estado de SP.
Nossa Senhora de Aparecida em imagem divulgada pelo Santuário Nacional da padroeira, no Estado de SP.
Foto: Divulgação/Santuário Nacional de Aparecida - 7/9/2022 / Estadão

    "Por amor à pátria, vamos exercer o poder do povo que é votar", disse Dom Orlando. Ao fim da celebração, um dos integrantes da romaria também leu uma mensagem final do grupo católico, uma oração na qual pediu à padroeira do santuário, Nossa Senhora de Aparecida, por "uma verdadeira democracia e vida digna e plena."

    Publicidade
    Grupo da romaria participou da missa das 9h desta quarta, 7 nde setembro, presidida pelo arcebispo Dom Orlando Brandes. Foto: Caroline Tirelli/especial para o Estadão

    "Cremos na terra sem males, na qual a vida estará em primeiro lugar […] Mãe, cheia de graça, sustenta-nos na luta por uma independência completa, uma verdadeira democracia e vida digna e plena", dizia o trecho lido pelo romeiro.

    Esta foi a 28ª edição da Romaria do Grito dos Excluídos, que acontece tradicionalmente no dia da independência do Brasil. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi convidado a participar da celebração mas, como mostrou o Estadão, aliados de Lula na campanha de 2022 ao Planalto têm optado por não comparecer a atos do grupo devido ao temor de comparação com atos religiosos do presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL).

    Horas depois da missa em Aparecida, manifestantes do grupo Grito dos Excluídos estiveram na Praça da Sé, no centro de São Paulo, em ato junto a movimentos sociais e sindicais. Foto: Taba Benedicto/Estadão - 7/9/2022
    Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
    Inscreva-se