Nikolas Ferreira (PL), que atualmente ocupa o cargo de vereador em Belo Horizonte, é o candidato a deputado federal mais votado do Brasil nas eleições de 2022. Ele obteve mais de 1,49 milhão de votos, com 99,71% das seções apuradas em Minas Gerais.
Ferreira tem 26 anos e é apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL). Ele estreou na política nas eleições municipais de 2020, quando teve cerca de 29 mil votos para a Câmara de Belo Horizonte.
Ferreira é popular nas redes sociais e conta com mais de 3 milhões de seguidores no Instagram. Ficou conhecido nacionalmente ao tentar visitar o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e ser barrado por não apresentar o comprovante de vacinação contra a Covid-19. Assim como Bolsonaro, se diz cristão conservador e integra o movimento Direita Minas.
O futuro deputado é de família humilde e foi criado na favela Cabana do Pai Tomás, área periférica de Belo Horizonte. É bacharel em direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
São Paulo
Na disputa em São Paulo, o candidato Guilherme Boulos (Psol) ultrapassou a marca de 1 milhão de votos e foi o mais votado do estado de São Paulo. Ele teve pouco mais de 1,001 milhão de votos. Na disputa paulista ele ficou à frente de Carla Zambelli (PL), que obteve 946 mil votos, e Eduardo Bolsonaro (PL), com 741 mil.