As doações para campanhas eleitorais cresceram 52% neste ano em relação a 2010, de acordo com levantamento feito pela Folha de S. Paulo. Neste período inicial de campanha, os 20 maiores doadores entregaram R$ 170,6 milhões aos candidatos, partidos e comitês financeiros.
O grupo dos maiores doadores é formado, segundo o jornal, em grande parte por empreiteiras e empresas do ramo de alimentação. Em 2010, os bancos tinham uma participação maior. O levantamento também constatou que os recursos são preferencialmente entregues aos diretórios dos partidos e comitês financeiros das campanhas. As doações diretas para candidatos caíram de 21% em 2010 para menos de 10% neste ano.
O PMDB, embora não tenha um candidato próprio à Presidência da República, foi o partido que mais arrecadou junto aos principais fornecedores até o momento. O partido recebeu R$ 51,7 milhões do grupo dos 20 maiores doadores, valor que corresponde a 30% da arrecadação – mais do que o dobro do que havia conseguido no mesmo período da campanha de 2010. Em seguida aparecem PSDB (15%) e PT (10%), que liderava em 2010.
O maior financiador das campanhas até o momento é a JBS. A detentora da marca Friboi foi responsável por quase R$ 55 milhões em doações no mês de julho.
Coligações partidárias: Dilma, Aécio e Eduardo Campos