O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) já recebeu o resultado da análise laboratorial (feita por oficina credenciada pelo fabricante) das turbinas do jato Cessna 560XL prefixo PR-AFA, que caiu no dia 13 de agosto em Santos (SP). O laudo, cujo teor não foi divulgado, vai ser analisado mais uma vez em conjunto com outros dados.
Segundo a Aeronáutica, várias ações estão sendo realizadas para apurar as causas do acidente, como a coleta de informações com testemunhas. Na queda, sete pessoas morreram, entre elas o ex-governador de Pernambuco e candidato à Presidência da República Eduardo Campos.
O Cenipa afirmou que apura o caso para futuramente emitir recomendações, prevenir novos eventos e melhorar a segurança aérea. Como o acidente envolve uma aeronave norte-americana, a instituição teve que acionar a National Transportation Safety Board (NTSB), autoridade dos Estados Unidos responsável por investigar acidentes aéreos, conforme prevê a Organização Internacional da Aviação Civil.