Em uma disputa acirrada, o deputado estadual Evandro Leitão (PT) venceu o deputado federal André Fernandes (PL) no segundo turno das eleições em Fortaleza, maior cidade do Nordeste e a quarta do Brasil. A diferença entre os candidatos foi de 10.838 votos, em uma das principais disputas entre o PT, de Lula, e o PL, de Bolsonaro, nesta reta final das eleições.
- Confira no Terra a o resultado do segundo turno das eleições 2024!
Leitão recebeu 50,38% dos votos, o que equivale a 716.133, enquanto Fernandes obteve 49,62%, com 705.295 votos. A eleição permaneceu indefinida até 99% das urnas apuradas, refletindo a pequena diferença entre os dois candidatos.
Pesquisas de segundo turno indicavam empate técnico, com Fernandes levemente à frente. Na véspera da votação, o levantamento Quaest apontava ambos os candidatos com 50% dos votos válidos.
O clima eleitoral foi tenso. Durante a votação deste domingo, um homem chegou a provocar petistas com adesivos, bandeiras e gritos de "ladrão". O caso aconteceu em frente à zona eleitoral onde votou o candidato do PT. No sábado, 26, uma confusão generalizada com direito a socos e pontapés também foi protagonizada por eleitores de lados opostos.
A virada de Leitão no segundo turno consolida a hegemonia da centro-esquerda em Fortaleza, cidade que, nas últimas cinco eleições municipais, elegeu prefeitos do PT, PSB ou PDT.
A vitória dele também tem um peso simbólico para o PT, que não ocupava a Prefeitura de Fortaleza desde 2013, em um Estado governado pelo partido nos últimos nove anos e que conta com o ministro da Educação, Camilo Santana, como uma de suas principais lideranças.
Apesar disso, Fortaleza viu um fortalecimento do bolsonarismo na Câmara Municipal, com Priscila Costa (PL) e Bella Carmelo (PL) ocupando, respectivamente, o primeiro e o terceiro lugares entre os vereadores mais votados, ambas alinhadas com essa pauta, o que mostra a consolidação da ascensão dessa corrente política na cidade.