Equipe de Pablo Marçal diz que ele está com "muita dificuldade para respirar"

Segundo comunicado oficial, o empresário tentou se defender da agressão de Datena colocando os braços na frente, mas ainda assim sofreu sérios ferimentos

16 set 2024 - 09h04

O candidato pelo PRTB, Pablo Marçal, foi agredido pelo comunicador José Luiz Datena (PSDB) durante o debate entre os candidatos à Prefeitura de São Paulo, no domingo (15). O encontro foi promovido pela TV Cultura. Após trocas de ofensas e acusações, Datena acabou partindo para a agressão física, utilizando uma cadeira de ferro para golpear Marçal na região das costelas. A equipe do candidato agredido o encaminhou para o Hospital Sírio-Libanês, onde foi atendido emergencialmente.

Pablo Marçal publica foto em hospital após ser agredido em debate
Pablo Marçal publica foto em hospital após ser agredido em debate
Foto: Reprodução/Instagram / Perfil Brasil

Em comunicado oficial, a equipe de Pablo Marçal informou que o candidato está com suspeitas de fraturas na região torácica e enfrenta dificuldades para respirar. Segundo a nota, Marçal tentou se defender da agressão colocando os braços na frente, mas ainda assim sofreu sérios ferimentos. A equipe também expressou preocupação com a maneira como a situação foi gerida pela emissora e pelos organizadores do debate. Veja:

Publicidade

"Viemos por meio desta nota esclarecer o lamentável acontecimento de hoje, no debate eleitoral da TV Cultura. Na ocasião, Pablo Marcal foi covardemente agredido por José Luís Datena, que o golpeou na região das costelas com uma cadeira de ferro. Infelizmente, o Marçal precisou sair do debate às pressas, em uma ambulância para receber cuidados médicos em caráter emergencial", inicia o comunicado.

"Lamentável que o debate tenha continuado mesmo sem a presença do candidato agredido. Pablo Marçal está ferido, com suspeita de fraturas na região torácica e muita dificuldade para respirar. Esperamos que as medidas judiciais cabíveis sejam tomadas e contamos com as orações do povo", concluíram.

Marçal é agredido com cadeirada

No decorrer do terceiro bloco do debate, Marçal provocou Datena ao chamá-lo de "arregão" e questionou quando o candidato do PSDB planejava abandonar a corrida eleitoral. Em um momento de tensão, o representante do PRTB saiu do seu lugar, dirigiu-se até o púlpito de Datena e, de forma abrupta, lançou uma cadeira contra ele. Logo em seguida, a transmissão do evento foi cortada.

Após aproximadamente 10 minutos, o debate voltou ao ar, e o apresentador Leão Serva anunciou que Datena havia sido expulso do confronto. Mais tarde, em sua conta no Instagram, Marçal publicou a seguinte mensagem: "Essa é a esquerda do amor". Antes de deixar definitivamente o estúdio, Marçal ainda retornou ao seu púlpito e conversou brevemente com o mediador do debate. Depois, ele deixou o local caminhando.

Publicidade

Posicionamento de Datena

Após o debate, Datena se manifestou sobre o ocorrido à jornalistas, admitindo que "perdeu a cabeça" ao recordar a morte de sua sogra, que sofreu uma série de AVCs após uma denúncia de assédio sexual contra ele.

"Eu não escolho momento da emoção. Eu sou um cara de verdade. Eu lembrei da minha sogra morrendo ali nos braços da minha mulher e depois de passar por tudo aquilo que eu passei e trabalhando todo dia na televisão me defendendo no foro adequado, com processo arquivado no foro adequado, foram os piores momentos que passei da minha vida", desabafou.

Datena também refletiu sobre suas ações durante o debate: "Podia simplesmente ter saído do debate e ido embora pra casa, que era muito melhor. Mas do mesmo jeito que eu choro, como uma reação humana, essa foi uma reação humana que eu não pude conter."

O apresentador ainda expressou sua convicção sobre o impacto da situação na saúde de sua sogra: "E tenho certeza que minha sogra morreu por causa disso, porque foi em um momento que ela ouviu que havia esse processo e ela teve o primeiro AVC logo em seguida. Eu senti tudo isso voltar na minha cabeça e, na verdade, eu não pude me conter. Tô errado? Tô. Mas fazer o que? Já foi", concluiu.

Publicidade
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações