O primeiro embate do encontro de presidenciáveis realizado pela TV Globo nesta quinta-feira, 29, aconteceu entre o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Ciro Gomes (PDT). O pedetista, que já foi ministro de Lula, quis saber por que o endividamento das famílias explodiu durante o governo PT.
Na resposta, Lula disse que Ciro deveria ter perguntando sobre números positivos de seu governo, como o aumento de 80% da renda dos pobres e geração de 22 milhões de emprego. "Fizemos programas de inclusão social que você cansou de elogiar quando participou do meu governo", provocou.
Na resposta, Ciro disse que se afastou de Lula por causa das contradições econômicas e morais na gestão do PT. "Você pega 14 anos e separa um pedacinho e esquece números oficiais, você impôs a maior taxa de juros do planeta Terra e destruiu a economia popular e deixou 64 milhões de famílias humilhadas no SPC”.
"Ciro, estou achando você nervoso", provocou Lula na resposta. "Você saiu do governo porque quis ser candidato federal contra minha vontade. Eu queria que você fosse para o BNDES. Você viveu no período do meu governo no momento de maior conquista social desse País.”