Facebook aumenta transparência para eleições no Brasil

Anúncios políticos na rede social serão identificados com o nome de quem pagou pela publicidade a partir de agosto

28 jun 2018 - 16h15
(atualizado às 16h43)

O Brasil será o segundo país a ter a ferramenta de Categorização de Anúncios Políticos do Facebook, anunciou nesta quinta-feira (28) a rede social. A partir de 16 de agosto, todos os anúncios políticos feitos no Facebook, Instagram e Messenger serão identificados com as informações de quem pagou pelo impulsionamento da publicação.

Facebook irá divulgar quem patrocina posts de candidatos
Facebook irá divulgar quem patrocina posts de candidatos
Foto: Reprodução / Canaltech

Para que isso aconteça, a rede social começará, a partir do mês que vem, a cadastrar candidatos, partidos, coligações e representantes que já possuem registro eleitoral.

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"Eles precisarão nos fornecer documentos de identificação e passar por uma dupla verificação para poder publicar propagandas políticas", explica Diego Dzodan, vice-presidente do Facebook para a América Latina.

Todos os anúncios sinalizados como de conteúdo político mostrarão quem pagou pela propaganda, quanto gastou, o público que foi destinado e o alcance daquela publicação.

Essas informações também farão parte de um grande arquivo de anúncios políticos, semelhante ao já implementado pelo Facebook nos Estados Unidos. A plataforma, ainda em construção, permitirá que usuários do mundo inteiro verifiquem os anúncios ativos e inativos feitos pelos candidatos.

"Com essa ferramenta vamos aumentar a transparência no período eleitoral brasileiro", explica Sheryl Sandberg, diretora de operações da rede social. "Os arquivos estarão disponíveis na plataforma ainda nos próximos sete anos".

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Mudanças 

As novidades nas publicações pagas dentro do Facebook não serão exclusivas para propagandas políticas. A partir desta quinta-feira, 28, todos os usuários do Facebook poderão verificar quais anúncios estão sendo impulsionados por marcas que possuem página na rede social.

Para verificar o que uma marca ou empresa está impulsionando na rede social, é necessário clicar na opção "Informações e anúncios". Duas novas abas passam a ficar disponíveis para usuário: a primeira, mostra quantas e quais mudanças foram feitas nas informações daquela página como alteração de nome, por exemplo; já na segunda, é possível verificar quais propagandas estão sendo pagas atualmente e para quais países elas aparecem.

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