A vereadora Fernanda Costa (MDB) foi reeleita neste domingo, 6, em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. Ela é filha do traficante Fernandinho Beira-Mar, uma das lideranças da organização criminosa Comando Vermelho (CV). Ela já foi condenada pela Justiça por envolvimento com a facção.
- Confira no Terra os resultados do primeiro turno das eleições 2024
Fernanda é cirurgiã dentista, e teve apoio de diversas comunidades para se eleger. Ela obteve 7.355 votos no total, e foi eleita por quociente partidário (QP).
Em 2020, ela obteve 48% dos votos em uma comunidade dominada pelo CV, o que definiu sua vitória. A conexão com o pai e influência da facção criminosa levantou questões sobre a legitimidade de sua eleição. A parceria política com o ex-deputado Washington Reis (MDB), aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e outros líderes regionais ajudaram a consolidar sua base de apoio.
Fernanda Costa foi investigada por repassar mensagens do pai para manter a operação do tráfico de drogas, e foi condenada pela Justiça Federal de Rondônia em primeira instância em 2023. A jovem foi apontada como parte de um esquema de negócios ilícitos no Comando Vermelho enquanto o pai cumpre pena em um presídio de segurança máxima.
Também no ano passado, a vereadora foi premiada na Câmara Municipal de Duque de Caxias pelas ações de responsabilidade social. Houve uma sessão solene para destacar seus projetos de inclusão social em locais carentes da cidade.