Fred Rodrigues (PL) e Sandro Mabel (União) disputam 2º turno em Goiânia

Eleitores vão voltar às urnas para decidir o próximo prefeito da capital de Goiás no dia 27 de outubro

6 out 2024 - 19h10
(atualizado em 7/10/2024 às 03h09)
Fred Rodrigues (PL) e Sandro Mabel (União) se enfrentam no segundo turno para a Prefeitura de Goiânia
Fred Rodrigues (PL) e Sandro Mabel (União) se enfrentam no segundo turno para a Prefeitura de Goiânia
Foto: João Carlos/Assembleia Legislativa de Goiás e Conselho Regional de Economia de Goiás/Divulgação

Os candidatos Sandro Mabel (União) e Fred Rodrigues (PL) vão disputar o segundo turno em Goiânia. Com 100% das urnas apuradas, Mabel alcançou 27,66% dos votos válidos, contra 31,14% do ex-deputado estadual. Os eleitores vão voltar às urnas para decidir o próximo prefeito da capital de Goiás no dia 27 de outubro.

A corrida eleitoral em Goiânia se manteve bastante acirrada e incerta até às vésperas da eleição.  Segundo a pesquisa Quaest, divulgada no sábado, 5, Mabel aparecia com 29% dos votos válidos, Adriana Accorsi (PT) com 28% e o Rodrigues com 26%. A pesquisa apontava empate técnico triplo, considerando a margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Publicidade

Líderes nas pesquisas de intenções de voto, os candidatos do União e do PL consolidaram o favoritismo nas urnas em meio ao apoio de importantes padrinhos políticos. Enquanto o empresário contou com o governador Ronaldo Caiado, Rodrigues se beneficiou da imagem do ex-presidente Jair Bolsonaro, superando a candidata apoiada pelo presidente Lula.

Corrida eleitoral

Empresário ligado ao agronegócio, Mabel conquistou o eleitorado com promessas de modernização da cidade, atração de investimentos privados e uma gestão mais eficiente. Ele destacou sua experiência no setor empresarial como um diferencial importante para a administração pública, comprometendo-se a transformar Goiânia em um polo de negócios e inovação.

A petista Adriana Accorsi, por sua vez, focou em um discurso voltado para áreas sociais e para a segurança, tentando consolidar a preferência do eleitorado progressista. Vanderlan Cardoso e Fred Rodrigues disputaram o voto conservador e de centro-direita, com ênfase em questões de infraestrutura e gestão pública. 

Já Rogério Cruz, que buscava a reeleição, sofreu com os altos índices de rejeição. Sua gestão foi bastante criticada pela falta de diálogo e pelos resultados aquém das expectativas, o que facilitou a derrota para Mabel. Cruz era vice-prefeito de Maguito Vilela, que morreu no 13º dia do mandato, aos 71 anos, vítima de complicações da covid-19. O emedebista ficou mais de 80 dias internado, foi eleito com 52% dos votos em 2020 e chegou a tomar posse de dentro da UTI, em São Paulo, com assinatura eletrônica. 

Publicidade

Quem é Sandro Mabel?

Sandro Mabel, 69 anos, nasceu em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, mas fez sua carreira política em Goiás. Empresário do ramo alimentício, ele é conhecido por ser fundador do Grupo Mabel, uma das maiores fabricantes de biscoitos do país, vendida à PepsiCo em 2011.

Iniciou sua trajetória política como deputado federal, cargo que ocupou por cinco mandatos consecutivos. Em 1994, integrou a Câmara dos Deputados pelo PMDB, reeleito em 2002 pelo PL. Em 2006 e 2010, retornou pelo PL e pelo PR, respectivamente. Em 2016, foi assessor especial do ex-presidente Michel Temer. 

Com bens no valor total de R$ 313.405.916,29, conforme declarado no TSE, Mabel é o candidato a prefeito mais rico nas eleições de 2024, considerando apenas as cidades com mais de 200 mil eleitores.

Quem é Fred Rodrigues?  

Nascido em Goiânia, o empresário e escritor Frederico Gustavo Rodrigues da Cunha foi eleito deputado estadual em 2022, pelo PL. Em 2020, chegou a disputar o cargo de vereador de Goiânia, mas sua eleição foi posteriormente anulada por irregularidades na prestação de contas da campanha.

Publicidade
Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações