Há 48 anos no cargo, vereador mais longevo do País é reeleito para mais um mandato

Com reeleição, Nirdo Artur Luz vai acumular meio século na Câmara Municipal de Palhoça

7 out 2024 - 01h41
(atualizado às 02h27)
Vereador Nirdo Artur Luz - Pitanta (PL-SC)
Vereador Nirdo Artur Luz - Pitanta (PL-SC)
Foto: Reprodução

Vereador de Palhoça (SC) desde 1976, Nirdo Artur Luz (PL), conhecido como Pitanta, foi reeleito para o 13º mandato, aos 70 anos. Ele recebeu 2.252 votos e foi o segundo mais votado do município da região metropolitana de Florianópolis.

Segundo a União dos Vereadores do Brasil (UVB), o parlamentar é o mais longevo do País. Luz acumula 48 anos no cargo e, com a reeleição, poderá chegar aos 52 anos de mandatos consecutivos.

Publicidade

Pitanta tinha 22 anos quando foi eleito vereador pela Arena. Com o fim da ditadura, em 1985, o partido passou a se chamar PSD, depois mudou o nome para PFL e, por último, Democratas. Pitanta se manteve no partido até ele se fundir ao PSL, formando o União Brasil. Nestas eleições ele concorreu pelo PL.

Das 12 eleições que concorreu no município de Palhoça, Pitanta foi o mais votado em 10 dessas disputas. A votação de maior expressão ocorreu em 2008 quando se elegeu com 2.833 votos.

Em entrevista recente ao Terra, ele revelou que mesmo sem ter familiares dentro da política, o maior incentivo que teve para entrar na vida pública veio de dentro de casa.

"Minha mãe, Dona Natalina, sempre gostou muito de política. Foi amiga de deputados, governadores e me incentivou a entrar na política quando eu tinha 19 anos", contou.

Publicidade
Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações