Helder Barbalho (MDB) é reeleito governador do estado do Pará

Vitória no 1º turno já era indicada; pesquisas de intenção de voto apontavam vantagem de mais de 50% para o candidato à reeleição

2 out 2022 - 20h26
(atualizado às 20h29)
Helder Barbalho (MDB) é eleito governador do Pará
Helder Barbalho (MDB) é eleito governador do Pará
Foto: Fátima Meira / Futura Press

Os paraenses reelegeram Helder Barbalho (MDB) para o governo do Estado do Pará. O resultado foi conhecido por volta das 20h20 deste domingo, 2, com 82,17% das urnas apuradas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Helder ficou com 69,40% dos votos válidos. O segundo colocado, Zequinha Marinho (PL), apareceu na segunda colocação, com 27,92%.

Foram registrados ainda 206.934 votos nulos (5,28%) e 85.884 votos brancos (2,19%), além de 1.053.541 abstenções (21,19%).

Publicidade

Campanha no Pará

A larga vantagem de Helder Barbalho já era indicada pelas pesquisas de intenção de voto no Estado. Desde o primeiro levantamento Ipec, divulgado em 3 de setembro, o candidato à reeleição aparecia com grande distância para o segundo colocado: Barbalho estava com 65% e Zequinha, com 13%.

Em 24 de setembro, o mesmo instituto de pesquisa mostrou um cenário ainda mais favorável para o atual governador, que aparecia com 72% das intenções de voto. Zequinha Marinho tinha 16%. Em ambas as pesquisas, os demais candidatos não atingiram mais do que 2% das intenções de voto.

Sobre Helder Barbalho 

Helder Zahluth Barbalho é natural de Belém, no Pará. Nascido em 18 de maio de 1979, tem 43 anos e é administrador formado pela Universidade da Amazônia, com MBA Executivo em Gestão Pública pela Fundação Getúlio Vargas.  

Filiado ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB), é governador do Pará desde 2019. Antes disso, foi ministro da Pesca e Aquicultura e ministro-chefe da Secretaria Nacional dos Portos no governo Dilma Rousseff (PT). Ele também foi ministro da Integração Nacional no governo Michel Temer (MDB).

Publicidade

Filho e herdeiro político do ex-governador do Pará Jader Barbalho e da deputada federal Elcione Barbalho, Helder iniciou sua vida política ainda jovem, elegendo-se vereador da cidade de Ananindeua aos 21 anos de idade. 

Em 2002, elegeu-se deputado estadual com 68 mil votos, tornando-se o candidato mais votado para o cargo no Estado. Em 2005, Helder foi eleito prefeito de Ananindeua, tornando-se o prefeito mais jovem da história do Pará, aos 25 anos, e sendo reeleito em 2008. 

Em 2014, foi candidato ao governo do estado do Pará pela primeira vez, sendo derrotado no segundo turno por Simão Jatene (PSDB), candidato à reeleição. Já em 2018, foi eleito governador ao derrotar Márcio Miranda (DEM) no segundo turno.

Acompanhe em tempo real a apuração do primeiro turno das eleições.

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações