Horário eleitoral retorna à TV com Nunes perdendo espaço e Boulos ganhando tempo; entenda

Para o segundo turno das eleições, o tempo de propaganda e inserções será dividido igualitariamente entre os candidatos

11 out 2024 - 05h00
Foto: Wikimedia Commons

Nesta sexta-feira, 11, retorna aos rádios e canais de TV o horário eleitoral. Em São Paulo, isso significa algumas mudanças para os candidatos que disputam o segundo turno das eleições municipais: Ricardo Nunes (MDB), atual prefeito, e Guilherme Boulos (PSOL).

O que não muda é a duração do programa: 10 minutos ao todo. No segundo turno, porém, esse tempo é dividido igualitariamente entre os candidatos. Ou seja, Nunes terá cinco minutos de tempo de TV, assim como Guilherme Boulos.

Publicidade

Os primeiros cinco minutos serão de Nunes, já que o critério para a ordem de exibição é o desempenho do candidato no primeiro turno. O atual teve prefeito teve 29,48% (1.801.139) dos votos válidos, enquanto o psolista conquistou 29,07% (1.776.127) votos. 

No primeiro turno, no entanto, a história era outra. Com uma coligação de onze partidos, Nunes era o campeão de tempo de TV, com 6 minutos e 30 segundos no total. No segundo turno, ele perderá 1 minuto e 30 segundos do que ele tinha.

Já Boulos acabou ganhando mais tempo. Se antes ele contava com 2 minutos e 22 segundos de espaço, agora ele terá quase 2 minutos e 40 segundos adicionais para apresentar suas propostas ao eleitor.

Ainda falando sobre o primeiro turno, candidatos que não tiveram votos suficientes também tinham tempo de TV, mas pouco: Datena (PSDB) era dono de apenas 35 segundos e Tabata Amaral (PSB), de 30 segundos. Pablo Marçal (PRTB), que ficou em 3º lugar no pleito, não tinha espaço e contava apenas com as suas redes sociais.

Publicidade

Horário eleitoral

Segundo o Tribunal Regional de São Paulo (TRE-SP), o horário eleitoral gratuito e as inserções de propaganda durante a programação de emissoras de rádio e TV voltam a ser exibidos até 25 de outubro, com 20 minutos diários em rede para os candidatos a prefeito (divididos em dois blocos de 10 minutos) no rádio e na TV.

Além disso, serão destinados 25 minutos em inserções diárias de 30 e 60 segundos, de segunda a domingo, entre 5h e meia-noite.

"O tempo de propaganda em rede e por inserções será dividido igualitariamente entre partidos, federações ou coligações das candidatas e dos candidatos que disputam o segundo turno, iniciando-se pela candidatura que obteve maior votação no primeiro turno, com a alternância da ordem a cada programa em bloco ou veiculação de inserção", informa o TRE-SP. 

Propaganda eleitoral 

Já a propaganda eleitoral para o segundo turno das eleições municipais está permitida desde o final da votação do primeiro turno, no dia 6 de outubro.

Publicidade

Assim como no primeiro turno, pode ser feita publicidade com uso de alto-falantes ou amplificadores de som, sempre obedecendo o horário das 8h às 22h. Também estão permitidos comícios e utilização de aparelhagem de sonorização fixa das 8h até meia-noite.

É possível ainda fazer distribuição de material gráfico, caminhada, carreata ou passeata, acompanhadas ou não por carro de som ou mini-trio.

São permitidas nesse período a divulgação paga e a reprodução na internet do jornal impresso, de até dez anúncios de propaganda eleitoral, por veículo, em datas diversas, para cada candidata ou candidato. A circulação de propaganda paga ou impulsionada na internet também é liberada.

Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se