O último levantamento divulgado pelo Ipec antes do 1º turno mostra que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue na liderança com 51% das intenções de votos válidos (contagem exclui brancos, nulos e indecisos) para a disputa da Presidência da República. O atual chefe do Executivo Jair Bolsonaro (PL) soma 37%, Ciro Gomes (PDT) tem 5%, e Simone Tebet (MDB), também 5%.
Em relação a última pesquisa, Lula oscilou de 52% para 51% enquanto Bolsonaro foi de 34% para 37%. Ciro tinha 6% e agora soma 5%, mesmo porcentagem de Tebet nos dois levantamentos. Os dois estão tecnicamente empatados. Soraya Thronicke (União Brasil) e Felipe d'Avila (Novo) também mantiveram a mesma porcentagem e aparecem com 1%.
Os números mostram que não é possível dizer quando a disputa será decidida. Para vencer em 1º turno, um candidato precisa ter 50% dos votos válidos e mais um.
2º turno
O Ipec também simulou um 2º turno entre Lula e Bolsonaro. O petista oscilou de 54%, registrado na pesquisa do dia 26 de setembro, para 52%. Já o atual chefe do Executivo foi de 35% para 37% das intenções de voto.
Encomendado pela TV Globo, o Ipec ouviu 3008 pessoas, entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro, em 183 municípios do Brasil. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-00999/2022.