A pesquisa Ipespe, divulgada nesta terça-feira, 18, apontou que o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se mantém em vantagem na disputa à Presidência do Brasil, com 53% dos votos válidos. Enquanto isso, Jair Bolsonaro (PL) aparece com 47%.
O cenário desconsidera votos brancos e nulos, assim como os indecisos. A margem de erro do levantamento é de três pontos para mais ou para menos, para ambos os candidatos.
Em comparativo com a última pesquisa, divulgada no dia 14 de outubro, o resultado de votos válidos permaneceu o mesmo, sendo o petista com 53%, e seu oponente, com 47%. Mostrando que Lula segue como o candidato favorito para essas eleições.
Entre os eleitores entrevistados, 6% afirmaram que estão dispostos a votar em branco ou anular no próximo dia 30. Outros 2% representaram os que estão indecisos, e não souberam opinar o que pretendem fazer no segundo turno.
No primeiro turno, Lula obteve 57,2 milhões de votos válidos, ou 48,43% do contabilizado pela Justiça Eleitoral. Bolsonaro, candidato à reeleição, recebeu 51 milhões de votos, ou 43,20% do total.
A nova pesquisa é financiada pelo próprio Ipespe, e ouviu 1.100 eleitores entre segunda, 17, e terça-feira, 18. O nível de confiança é de 95%. O registro junto à Justiça Eleitoral é o código BR-06307/2022.