A importância dos vereadores comprometidos com o clima e o meio-ambiente nas cidades do Brasil para enfrentar os desafios climáticos
O que um vereador pode fazer para trazer Justiça Climática à sua cidade, ao Brasil, ao mundo?
A minha resposta é: não sei muito bem, mas quero descobrir. E pra isso, a solução é eleger vereadores comprometidos com o clima e o meio-ambiente.
Porque tem muita inovação e experimentação que é mais fácil implementar em uma cidade do que em um país todo.
E muito enfrentamento. Um exemplinho recente que curto muito: a simbólica cidade de Haia, na Holanda, acaba de proibir toda espécie de publicidade e marketing de combustíveis fósseis.
Mas há muito mais. Inclusive em termos de adaptação e mitigação. Pra respirarmos melhor. Pra sobrevivermos, até.
Por isso escolhi minha candidata a vereadora entre os mais de 200 que fazem parte da Bancada do Clima, concorrendo em muitas cidades do Brasil.
E te convido a visitar o site deles e usar a ferramenta pra escolher seu vereador!
Mas o que é exatamente a Bancada do Clima? Deixo para eles mesmo responderem neste Manifesto, que reproduzo aqui abaixo!
Por que a Bancada do Clima é importante?
A Bancada do Clima é uma aliança entre vereadores de todas as regiões do Brasil que têm a agenda sustentável e climática no centro de suas propostas.
Estamos comprometidos com políticas públicas que enfrentam de maneira concreta os desafios climáticos. Nossa bandeira é lutar por um Brasil que cuida do presente para garantir o futuro e valoriza as cidades como protagonistas da construção de uma nação mais verde, justa e humana.
Nosso objetivo é impulsionar políticas que façam a diferença na vida das pessoas. Queremos que nossas cidades priorizem o bem-estar da população – com ar puro, espaços verdes e soluções inteligentes para os desafios climáticos. Muito mais do que uma pauta política, este é um compromisso com a vida.
O que os vereadores têm a ver com o clima?
Os municípios são o ponto de partida para a mudança. É nas cidades que a adaptação climática se torna concreta: podemos incentivar o transporte sustentável, aprimorar a gestão de resíduos, ampliar áreas verdes, investir em empregos verdes, garantir ar mais limpo e combater desigualdades através de uma agenda ambiental responsável e inclusiva.
Vereadores, como representantes eleitos, têm o poder de transformar essas demandas em realidade com legislações que impulsionam a sustentabilidade e fortalecem a resiliência das comunidades.
A Bancada do Clima busca alinhar ações locais a uma visão global – das cidades para o Brasil, e do Brasil para o mundo.
Unidos, os municípios podem ser a força do país.
Nosso compromisso
"Acreditamos que mudanças significativas começam localmente. Cada proposta de lei, cada debate e cada iniciativa contam.
Quando eleitos, nosso compromisso será a construção de um plano com diretrizes para decreto de emergência climática nos municípios, com objetivo de identificar, gerenciar e prevenir desastres climáticos no país, principalmente nas regiões mais vulneráveis.
Além disso, vamos investir na arborização urbana, na criação de parques, praças e áreas verdes, com acesso para toda a população. Um pequeno passo na direção de cidades mais verdes, avançamos ao sinalizar o compromisso de uma gestão que prioriza a sustentabilidade, com foco nas mudanças do clima.
A Bancada do Clima representa cada cidadão que, nestas eleições, acredita que um futuro melhor é possível e que podemos começar a construí-lo hoje mesmo – nas ruas, nos bairros e nas comunidades de todo o Brasil.
Vote por um Brasil que, ao cuidar de suas cidades, assume um papel de protagonismo no enfrentamento às mudanças climáticas e na construção de um mundo melhor para as futuras gerações.”
Assista o vídeo com o comentário de André Forastieri.
(*) André Forastieri é jornalista e fundador de Homework. Se você curtiu esse vídeo, assine sua newsletter e receba todo dia útil um post exclusivo. Conheça: andreforastieri.com.br.